Assessor de Colbert processa a prefeitura por sonegar informações

Feira de Santana-Ba, 09 de junho de 2008.

Exmo. Sr.
Dr. CISTIANO CHAVES DE FARIAS
DD. Promotor Público na Comarca de Feira de Santana

Doutor Promotor,

A Constituição Federal (Art. 5, XXXIII) assegura a todos o direito de receber dos órgãos públicos informações não só do seu interesse particular como do interesse coletivo ou geral, a fim de proporcionar aos cidadãos a necessária transparência dos recursos públicos. Com esse intuito e na condição de Deputado Federal , com domicilio em Feira de Santana – minha terra natal – que almejo governar. Solicitei ao ilustre Vereador Roberto Tourinho que, no exercício da sua atividade, dirigisse um Requerimento ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, através da Câmara, pedindo informações sobre o quadro de pessoal do Poder Executivo Municipal com intuito de saber a qualificação dos cargos, despesas com contratações através de cooperativas e/ou outras entidades, além de outras informações de interesse público. Infelizmente o requerimento não foi inviabilizado pelos edis que apóiam o Chefe do Executivo Municipal, como se o principio da transparência não fosse obrigatório e quando se sabe que a própria Constituição impõe que as informações sejam prestadas, sob pena de responsabilidade.

Tratando-se, como é o caso, de assunto que envolve direito da coletividade, faço a presente representação para que V. Excia., usando das prerrogativas inerentes ao Ministério Publico, obtenhas as informações, abaixo arroladas, que muito contribuirão para os estudos que estou procedendo sobre o município, bem como para as providencias que se fizerem necessárias, a saber.

a) Qual o número de funcionários efetivos e qual o número de funcionários contratados nos últimos cinco anos que integra o quadro de pessoal da Prefeitura?
b) Quantos cargos de comissões existem de provimento temporário e se há cargos não ocupados ou preenchidos;
c) Qual o número de estagiários, número de prestadores de serviço e número de terceirizados, contratados nos últimos cinco anos e quantos permanecem.
d) Atualmente, qual o número de cooperativas prestadoras de serviço ou outras entidades contratadas pela Prefeitura nos últimos cinco anos, em que área administrativa atuam, respectivos nomes e endereços, e quantas permanecem na atualidade:
e) Quantos veículos de transportes de passageiros estão locados à Prefeitura e qual a despesa mensal que acarreta?

Como é fácil perceber não há dificuldades para o administrador municipal responder tais indagações que, basicamente, reproduzem às formuladas pelo Vereador já referido, mas que a falta de resposta implica em que se responsabilize a autoridade silente.

Com o apreço que o Ministério Público merece da comunidade, apresento a V.Excia. respeitosas.

Saudações,

Adilson Simas Rodrigues


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Facebook
Threads
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Privacidade e Cookies: O Jornal Grande Bahia usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso deles. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte: Política de Cookies.