Caminhada do Folclore reúne 10 mil pessoas na avenida

Caretas, fanfarras, baianas, bumba-meu-boi, samba de roda, maculelê, reisado, capoeira e muitas outras manifestações da cultura popular nordestina, emprestaram um colorido especial à avenida Getúlio Vargas, domingo (24/08/2008), na 9ª Caminhada do Folclore. O evento, uma realização da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca,) reuniu na avenida aproximadamente 10 mil pessoas, incluindo participantes e expectadores. Desfilaram 140 grupos, de 37 municípios da Bahia, somando mais de 5 mil integrantes.

Autêntica expressão de um povo que se quer singular, transmitida de geração para geração, a cultura popular nordestina é considerada uma das mais ricas, com suas tradições, festas, lendas e mitos. Desse modo, o público pôde apreciar grupos os mais variados, desde as quadrilhas, como a Corró Corró, que arrancou aplausos na avenida; samba de roda Quixabeira da Matinha, lembrando o saudoso Coleirinho, idealizador do grupo; a fanfarra de Muritiba; o grupo “Arte e Magia”, (dança afro) de Santo Amaro; capoeira regional e de angola, recentemente reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil. Esses variados aspectos das manifestações culturais foram apresentados em desfile durante a Caminhada.

Os repentistas José Crispim Ramos, mais conhecido como Caboquinho, e o irmão João Crispim Ramos foram os artistas homenageados este ano pelos organizadores da caminhada. “É com muita alegria que recebemos a homenagem, o que aumenta a nossa responsabilidade junto ao público. Agora é seguir adiante, dando continuidade ao que aprendemos com o nosso pai, Dadinho”, afirmou Caboquinho.

Para o reitor da Uefs, José Carlos Barreto, a Caminhada representa a oportunidade de mostrar o que temos de mais rico em termos de cultura popular, proporcionando visibilidade aos grupos. Selma Oliveira, diretora do Cuca, avalia o crescimento do evento, que, a cada ano, incorpora novos grupos, aumentando o número de participantes. “Não por acaso, a Caminhada do Folclore está inserida no Guia de Bens Culturais do Brasil, por indicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)”, conclui a diretora.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading