“Quatro anos salvando vidas”. Esse é o slogan da exposição itinerante que está sendo realizada em comemoração aos quatro anos de existência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no município de Feira de Santana. O evento acontece desde o último sábado (16/08/2008) e prossegue até a próxima sexta-feira (21), no Shopping Iguatemi.
Foram montados vários estandes com a exposição de materiais e equipamentos de primeiros-socorros utilizados pelos profissionais de saúde no atendimento externo à comunidade, a exemplo de aparelhos para falta de ar, dispnéia, princípio de infarto, respirador para monitorar (medir e controlar) a quantidade de oxigênio ingerida pelo paciente e até uma incubadora para bebês.
Na área central do espaço destinado para a exposição, no Shopping Iguatemi, o visitante encontra uma maquete sobre a Central de Regulação, setor que faz a triagem sobre os chamados de socorros feitos pela comunidade, através do número 192. O médico faz uma rápida entrevista com a pessoa do outro lado da linha para fazer um levantamento sobre a necessidade ou não de acionar uma ambulância para prestar o atendimento na rua.
Durante a exposição, os funcionários do Samu fazem explanações para os visitantes mostrando a importância dos serviços prestados à sociedade. Uma peça informativa chama a atenção para o “desserviço” para quem passa o temido trote, um mal que prejudica diretamente a pessoa que esteja precisando de um socorro rápido no instante que alguém faz um falso pedido de atendimento.
“A exposição tem o aspecto comemorativo dos quatro anos de existência do órgão, mas apresenta o lado educativo e de conscientização sobre o que é exatamente o serviço prestado pelo Samu”, observou o condutor Antonio Roque Lopes Toste, que condena veementemente o trote. “É um ato inaceitável”, completou.
Para a atendente Janete do Carmo Amorim Moreira, a desinformação ainda é uma constatação por parte da comunidade feirense sobre o papel do Samu. Segundo ela, “até hoje ocorrem fatos curiosos, pessoas que ainda pensam que o Samu é um hospital, levando gente ferida pra frente do prédio (na Avenida João Durval Carneiro, Estação Nova), pedindo atendimento médico-hospitalar”.
“O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito depois de chamada gratuita, feita para o telefone 192”, lembrou a assistente-administrativa Sônia Maria Nascimento Costa.
Depois do Shopping Iguatemi, a exposição seguirá para outros locais a serem programados até o final desta semana.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




