Josué de Castro: um homem muito além de seu tempo | Por Sérgio Jones

Se estivesse vivo em setembro de 2008 estaria completando 100 anos de existência. Estamos nos reportando ao cientista, médico e geógrafo pernambucano Josué de Castro, que se destacou pelo trabalho pioneiro no diagnóstico das causas da fome no Brasil, no mundo e o mais importante, apresentou meios para a sua erradicação. Ele foi um intelectual profundamente comprometido com a causa de seu povo. Dedicou a sua vida e buscou usar os seus conhecimentos científicos para encontrar as verdadeiras soluções do problema da fome e da subnutrição do povo brasileiro.

No período de 1930 até 1960, ele se dedicou incansavelmente nos estudos e pesquisas no combate a causa do subdesenvolvimento, da pobreza e da fome no Brasil. Foi responsável por obras importantes como Geografia da Fome (1946) e Geopolítica da Fome (1951). Obras que foram traduzidas para 25 idiomas. Em 1950 Josué de Castro foi Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), ganhou prêmios internacionais, entre outras honrarias que o colocou como um verdadeiro cidadão do mundo.

Quando ocorreu o nefasto golpe militar no Brasil (1964), Josué de Castro encontrava-se em missão no exterior, o cidadão do mundo foi impedido de retornar a sua pátria e ao seu povo o que lhe causou uma profunda tristeza. Amargou o exílio e por ser um eterno militante pelas causas sociais de seu povo, faleceu em Paris em setembro de 1973.

Infelizmente um homem desta envergadura intelectual e de grande importância para o Brasil e o mundo é um ilustre desconhecido entre nós. O que me faz lembrar um episódio político em que o então governador da Bahia, Nilo Coelho, participava no município de Juazeiro da Bahia. A certa altura um grupo de assentados da gleba denominada Josué de Castro ergueu uma faixa na qual indagava: quem é Josué de Castro? O governador não soube responder e quando recorreu a seus assessores, estes também demonstraram total ignorância sobre o assunto.

Procurando sair da sai justa em que se encontrava o governador Nilo Coelho, este proferiu a seguinte pérola: “ se o nome não lhes agrada, vocês podem trocar”. É por essas e outras que já se tornou notório dizer que o brasileiro é um povo sem memória, o que não está muito distante da nossa realidade.

*Josué Apolônio de Castro, mais conhecido como Josué de Castro, foi um influente médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e ativista brasileiro do combate à fome.

*Sérgio Antônio Costa Jones é jornalista, formado na UFBA.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading