
Recentemente, os professores Washington Rocha, assessor de Relações Inter-Institucionais da Universidade Estadual de Feira de Santana, Joselisa Chaves, coordenadora de Pós-Graduação e Ilka Biondi, professora do Departamento de Biologia, apresentaram para os Coordenadores de Pós-Graduação os resultados da visita realizada a Cuba no final do mês de setembro.
A visita teve como objetivos a participação dos professores no XIII Simpósio da Sociedad Latinoamericana en Percepción Remota y Sistemas de Información Espacial (Selper), divulgação do livro Geotecnologias – Trilhando o Caminho das Geociências, estabelecimento de contatos com instituições cubanas com potencial para cooperação internacional com a Uefs, e visita a Centros de Referência.
Foram formalizadas duas cartas de intenção. A primeira diz respeito à Unión Nacional de Arquitectos e Ingenieros de la Construcción de Cuba (Unaicc) e à Selper-Capítulo Cuba. A outra com o Centro Nacional para la Producción de Animales de Laboratorio, La Habana (Cenpalab).
Esses documentos abrem a possibilidade de uma maior interação da Uefs com instituições cubanas, seja na pós-graduação ou na graduação que os países envolvidos tenham interesses comuns. Conforme a professora Joselisa Chaves, existe expectativa de parcerias potencias com as seguintes instituições cubanas: Instituto de Geologia y Paleontologia Instituto de Recursos Hidricos e Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría e Universidad de La Habana (Educação, Medicina, Geociências, Letras e História, dentre outros).
O professor Washington Franca-Rocha destaca que há possibilidade de convênio com a Universidad de La Habana, por se tratar de um centro de excelência em áreas como Saúde Pública, Educação e Literatura, dentre outras. O próximo passo é a divulgação com a comunidade acadêmica da Uefs, visando formalizar convênios.
Os professores da Uefs salientam que foram muito bem recebidos pelos pesquisadores cubanos e que há uma boa expectativa para que sejam firmadas relações interinstitucionais. O objetivo é o desenvolvimento de pesquisas e de intercâmbios científicos.









Deixe um comentário