Violeiros da região sisaleira da Bahia festejaram 20 anos de cantoria

Serrinha-Ba – Em comemoração aos 20 anos de cultura popular de repente de viola, a Associação dos Trovadores de Serrinha (Astroveres) realizou ontem (15/11/2008), no espaço cultural Bar do Zebra, na Comunidade de Subaé, município de Serrinha, o XX Festival de Violeiros de Serrinha.

Com início às 21h e término às 24h, o festival – que durou até o dia amanhecer – teve como objetivo principal reunir os principais artistas populares da cantoria de viola da região sisaleira para homenagear os cantadores e festejar as duas décadas do trabalho de divulgação e valorização da arte. Segundo o organizador do evento, presidente da Astroveres e repentista Miguel Firmo de Oliveira, o festival atendeu as suas esperanças, porque “contou com uma grande participação das pessoas da comunidade e das cidades vizinhas, lotando o espaço com a presença de mais de 200 cidadãos”, destacou.

A abertura do festival contou com a apresentação da dupla de artistas da terra, Bráulio Pinto e Bigode, cantando algumas modas. Logo em seguida, houve a apresentação das modalidades (sextilha, motes de sete e dez sílabas, desafio e gênero – versos sobre as cartas sorteadas) que seriam avaliadas, além das duplas que foram inscritas representando e defendendo os vários municípios da região.

Os artistas versaram sobre a morte, as modalidades esportivas, o zoológico, o amor materno, a violência, entre outras temáticas. Mas foi, no entanto, na hora do desafio de violas que o público presente pôde espantar o grande frio que fazia naquela noite, gritando e aplaudindo bastante o desempenho dos cantadores.

Foram classificados e levaram troféus Miguelzinho e Antônio Queiroz (Serrinha), 1º lugar; Paraíba da viola e Davi Ferreira (Ichu), 2º lugar; Antônio Maracujá e Naldinho (Riachão do Jacuípe), 3º lugar; Flávio Ferreira e Beija-flor (Araci), 4º lugar; e Lavandeira e Ivan do Riachão (Valente), 5º lugar.

Apesar da falta de apoio dos poderes públicos locais, o festival contou com vários patrocínios de pessoas (amantes da cultura do repente) e pequenos comerciantes locais. O festival contou ainda com o apoio da Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel. Presente ao evento, Maria Madalena (Leninha), vereadora recém eleita na cidade Valente, falou da grandiosidade do evento e destacou “a necessidade que os novos gestores públicos da região desenvolvam políticas públicas de resgate, incentivo e apoio às culturas populares, já que a cantoria de viola é apenas uma das tantas manifestações culturais exigentes”, assinalou. Também se fez presente ao evento o prefeito eleito de Serrinha, Osni (PT). “A participação, pela primeira vez em 20 anos, de um prefeito no festival dos violeiros, já representa um bom sinal para a cultura popular”, disse o coordenador.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading