O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Combate à Pobreza (Sedes), vai reconhecer o estado de emergência do município de Coração de Maria, a 104 quilômetros de Salvador. O decreto foi solicitado na segunda-feira (01/12/2008) pela prefeitura em decorrência dos estragos causados por uma forte ventania que atingiu a cidade, no último final de semana. Mais de 100 casas foram destelhadas, a cobertura de um posto de gasolina e o muro do estádio municipal foram derrubados.
De acordo com o secretário Valmir Assunção, a situação de emergência foi identificada por uma equipe da Coordenação de Defesa Civil (Cordec) que esteve na localidade. A secretaria aguarda o envio da documentação exigida para a homologação do decreto. Além disso, o relatório a ser elaborado por essa equipe vai direcionar as ações do Estado em Coração de Maria.
“Foi feito um levantamento da quantidade de residências, empresas e também de prédios públicos, como escolas, que vão precisar ser reconstruídas ou reformadas, o Governo do Estado vai trabalhar em parceria com o município para auxiliar os moradores de Coração de Maria”, afirmou o secretário.
Segundo a prefeita Neuza Maria Souza, algumas ações paliativas já estão sendo realizadas com recursos próprios, como limpeza de ruas e praças, poda de árvores e retirada de entulhos das casas atingidas. “Como nosso município sobrevive basicamente dos repasses do governo federal, solicitamos apoio do Governo do Estado, e fomos prontamente atendidos pelo secretário Valmir Assunção, que providenciou o envio de uma equipe da Defesa Civil para avaliar a situação e também para orientar nossos secretários sobre a documentação necessária para a homologação do decreto de emergência”, explicou a prefeita.










Deixe um comentário