Homenagem aos 70 anos de Leonardo Boff

Genézio Darci Boff (Leonardo Boff) é teólogo, escritor, professor universitário, expoente da Teologia da Libertação no Brasil, e foi membro da Ordem dos Frades Menores da Igreja Católica.
Genézio Darci Boff (Leonardo Boff) é teólogo, escritor, professor universitário, expoente da Teologia da Libertação no Brasil, e foi membro da Ordem dos Frades Menores da Igreja Católica.

O teólogo, escritor e professor Leonardo Boff tem todos os méritos para ser digno da reverência do Senado Federal no momento em que completa 70 anos. A maior parte desses 70 anos foi dedicada à vida religiosa e à causa dos mais pobres. Sua importância como escritor é reconhecida na Europa e nos Estados Unidos, tendo inclusive, recebido homenagens e prêmios. Boff é também um dos teóricos da Teologia da Libertação.

A formação dele começou com o curso de Filosofia em Curitiba e Teologia em Petrópolis. Doutorou-se em Teologia e Fisolofia na Universidade de Munique, Alemanha, em 1970. Ingressou na ordem dos Frades Menores, franciscanos, em 1959. Durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis e Teologia da Espiritualidade em vários centros de estudos e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa, Salamanca, Harvard, Basel e Heidelberg.

Participou ativamente da reflexão que articulou um pensamento indignado frente à miséria e à marginalização com fé cristã, gênese da conhecida Teologia da Libertação. Leonardo Boff ajudou a formular uma nova perspectiva dos direitos humanos a partir da América Latina, com ¿Direitos à Vida e os meios de mantê-la com dignidade¿.

O trabalho como escritor e teólogo é reconhecido em vários países do mundo. Por isso é doutor honoris causa em Política pela Universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela Universidade de Lund (Suécia). Em 2001 foi agraciado com o prêmio Nobel alternativo em Estocolmo (Right Livelihood Award).

Na condição de pensador e religioso, viveu momentos difíceis. Em 1984, em razão de suas teses ligadas à Teologia da Libertação, apresentadas no livro ¿Igreja: Carisma e Poder¿, foi submetido a um processo pela Sagrada Congregação para a Defesa da Fé, ex Santo Ofício, no Vaticano. Em 1985, foi condenado a um ano de silencio ¿obsequioso¿ e deposto de todas as suas funções editoriais e de magistério no campo religioso. Dada a pressão mundial sobre o Vaticano, a pena foi suspensa em 1986, podendo retomar algumas atividades.

Novamente, em 1992, foi ameaçado a uma segunda punição pelas autoridades de Roma, o que fez com que renunciasse às suas atividades de padre e se auto- promovesse ao estado leigo. Mas como ele próprio disse, mudou de trincheira para continuar na mesma luta.

Em 1993, prestou concurso e foi aprovado como professor de Ética, F ilosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Leonardo Boff é autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos.

Concluo lendo trechos do texto Aos 70, oficialmente velho, contemplo os dias passados , que ele escreveu a propósito do seu septuagésimo aniversário. Diz ele:

A velhice é a última etapa do crescimento humano. Nós nascemos inteiros. Mas nunca estamos prontos. Temos de construir a existência, abrir caminhos, superar dificuldades e moldar nosso destino. Estamos sempre em gênese. Começamos a nascer, vamos nascendo em prestações até acabar de nascer. Então entramos no silêncio.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading