Florianópolis: 283 anos | Por Luis Carlos Amorim

Florianópolis está de aniversário, neste 23 de março. Independentemente das comemorações oficiais, fico pensando se há, na verdade, muito a comemorar. E chego a conclusão que há, mas também há o que lamentar, infelizmente. E as duas coisas são intrínsecas, porque justamente por ser um dos melhores lugares do mundo para se viver, está se tornando muito perigoso viver na capital.

Devemos comemorar e agradecer pelas belezas naturais que Florianópolis descortina diante de nossos olhos, para quase todos os lados que olhamos.
A capital catarinense tem dezenas de praias belíssimas: praias de águas mansas ou de mar agitado, de acesso fácil ou por meio de trilhas, com infra-estrutura ou semidesertas. Tem a Lagoa da Conceição: “Num pedacinho de terra / beleza em par! / Jamais a natureza / reuniu tanta beleza / jamais alguma poeta / teve tanto pra cantar!”, como já dizia Zininho, em seu “Rancho de Amor à Ilha”, hino oficial de Florianópolis. Tem também a Ponte Hercílio Luz, ponte pêncil das maiores que existem, cartão postal da cidade, conhecida no mundo todo. Foi tombada como patrimônio histórico e artístico.

Tem as rendeiras, tradicionais, algumas ainda fazendo, como há tantos anos, a renda de bilros, criando peças belíssimas. Tem a velha figueira, centenária, na Praça XV, outro cartão postal. Tem os manezinhos, nativos da ilha, gente acolhedora e alegre.

E justamente o fato de ser um lugar bom de se viver, fez com que a propaganda trouxesse para cá gente que não deveria vir, que trouxe consigo a violência e a insegurança. Os diversos meios de comunicação de âmbito nacional tem veiculado, repetidas vezes, e não é de agora, que Florianópolis é o lugar que tem a melhor condição de vida, que é o melhor lugar para se viver, que é o lugar mais belo que há. Em decorrência disso, muitas pessoas migram para cá. E algumas não vêm para admirar das belezas da capital, mas sim para usufruir da propriedade alheia.

Então é muito triste constatar a violência crescendo na nossa capital: assassinatos quase todos os dias, assaltos, seqüestros, tráfico de drogas. Eu pretendia apenas cantar as belezas da nossa querida Florianópolis. Mas é impossível fechar os olhos para as transformações que o nosso paraíso tem sofrido, lamentavelmente.

Parabéns, Florianópolis, por mais um aniversário. Beijo o teu chão e desejo, veementemente, que a tua beleza maculada com a violência e a ganância, com desamor e desprezo pelo ser humano deixe de ser refém de criaturas indignas e de todos aqueles que a ferem, para que, num futuro próximo, possamos comemorar com mais alegria o seu aniversário.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da PMSE: Campanha do São João 2026.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading