O nosso planeta atualmente passa por um momento muito delicado. Estamos envolvidos em situações de conflitos causados por um choque de objetivos ou de informações desencontradas, tendo como principal causador a convergência de forças com sentidos opostos e de igual intensidade atrelados ao jogo dos interesses. É o caos ambiental, social, político, empresarial, cultural, enfim, a derrocada da qualidade de vida dos seus habitantes, que se instalou em nosso planeta.
Se esquadrinharmos o planeta Terra, perceberemos que ele encontra-se em depressão, à beira do colapso. Como podemos observar em tragédias ambientais como o Tsunami na Ásia, terremotos no Japão e na China, tornados nas Américas, que é a natureza julgando o homem por sua caminhada destruidora por longos séculos. Segundo a teoria de Gaia, a natureza quando se sente ameaçada acaba por destruir o causador, antes que ele a destrua. Com a difusão da Globalização, tais acontecimentos se tornarão mais comum. Quanto mais o homem evolui – em todos os sentidos – mais problemas causam.
Imagino que, neste momento crítico, a primeira atitude que devemos tomar como cidadão, deste planeta, é definir o que podemos ou devemos fazer para reverter esta situação caótica aqui instalada. Diante desta posição embaraçosa não devemos simplesmente lamentar, pois somos os responsáveis pela transformação e recuperação do planeta Terra. Devemos fazer a nossa parte, contribuindo para a melhoria desta situação de caos, começando as mudanças de comportamento em nossa própria casa.
*Alberto Peixoto, escritor.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




