UEFS exibe filme e debate os 45 anos do golpe militar

A Assessoria de Comunicação e a TV Universitária da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promovem, terça-feira (31/03/2009), a exibição do longa-metragem Hércules 56, em alusão aos 45 anos do golpe militar no Brasil, ocorrido em 31 de março de 1964. O documentário aborda a luta armada contra o regime militar (1964-1985), com foto no seqüestro do então embaixador do EUA, Charles Burke Elbrick, ocorrido na Semana da Independência de 1969.

Após a exibição do filme, previsto para as 18h30 na Biblioteca Central da Uefs, haverá debate com a participação dos professores João Rocha Sobrinho e Clóvis Ramaiana, da área de Ciências Humanas e Filosofia. Participa, também, o jornalista Jorge Santana, sobrinho do político e ex-deputado federal baiano Fernando Santana, que integrou, dentre outros, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) durante a repressão, desde o período da ilegalidade. O evento é aberto ao público.

Para maio, está prevista a exibição do documentário Chuvas de Março. A obra conta fatos e entrevista personalidades de Feira de Santana, cidade considerada um dos principais pontos de resistência ao regime militar. Dentre os depoimentos, o do ex-deputado federal Francisco Pinto, o Chico Pinto, que morreu há cerca de um ano. A direção é de Johny Guimarães e Volney Menezes.

Sinopse

Hércules 56 (93 minutos, direção de Sílvio Da-Rin). Em setembro de 1969, quando o Brasil era governado por uma junta militar, duas organizações aliaram-se para raptar o embaixador dos EUA, Charles Burke Elbrick, e exigiram a libertação de quinze presos políticos, que foram levados ao México pelo avião Hércules 56 da FAB. Para rememorar o episódio e discutir as causas e conseqüências da luta armada naquela época, o filme traz à cena os nove remanescentes do grupo de presos e promove o reencontro de cinco membros das organizações responsáveis pelo seqüestro.

Elenco: José Dirceu, Jose Ibrahim, Agonalto Pacheco da Silva, Maria Augusta Carneiro Ribeiro, Flávio Freitas Hailliot Tavares, Mario Roberto Galhardo Zanconato, Ricardo Vilas Boas de Sá Rego, Ricardo Zarattini Filho, Vladimir Palmeira, Gregório Bezerra, Ivens Marchetti de Monte Lima, João Leonardo Rocha, Luis Travassos, Onofre Pinto e Rolando Fratti.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do Governo da Bahia: Campanha sobre Feiras Literárias.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading