Casas Bahia implanta centro de distribuição no Estado

Após longo processo de negociação, mas a Casas Bahia finalmente acertou os termos para sua entrada no mercado baiano. Na última sexta-feira, em São Paulo, o presidente do grupo, Michael Klein, assinou protocolo de intenções com o governador Jaques Wagner para a construção do centro de distribuição (CD) da rede varejista, em Camaçari. No empreendimento serão investidos R$ 24 milhões e a meta inicial é a abertura de 38 lojas no estado, incluindo Salvador e outras cidades.

A negociação teve início em agosto, entre a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado (Sudic) a fim de encontrar uma área para a implantação do primeiro CD da rede no Nordeste. O governo baiano cedeu uma área de 100 mil metros para a rede. A Casas Bahia contará ainda com incentivos ficais previstos no Programa Desenvolve, que prevê redução da base de cálculo do ICMS devido nas operações de distribuição.

A Casas Bahia está prevista para gerar 2 mil novos empregos no estado, sendo 400 só na operação do CD. E uma receita de R$ 300 milhões no faturamento anual da rede.

A Casas Bahia conta hoje com uma rede de mais de 560 lojas. Em 2007, foram inauguradas 48 unidades e, se considerado o histórico da rede nos últimos cinco anos, a varejista deve, ao menos, repetir essa performance em 2008. No ano passado, o faturamento da empresa em sua base de 29 milhões de clientes chegou a R$ 13 bilhões, com uma alta de 13% sobre 2006. Do total do faturamento, 50% são carnês, 40% cartões de crédito e 10% pagamentos a vista.

O secretário stadual de indústria e comércio, Rafael Amoedo, disse que a chegada da Casas Bahia é mais uma prova irrefutável do desenvolvimento econômico do estado, que vem despertando o interesse de grandes grupos. A coreana Digitimidia já confirmou presença na Bahia. O investimento é de R$ 85 milhões só na primeira etapa de implantação da sua mais nova unidade de produção de mídias, em Feira de Santana.

Quando estiver operando com sua capacidade total, a Digitimidia terá investido um total de R$ 169 milhões para produzir 150 milhões de unidades de CDs e DVDs por ano, com previsão de faturamento anual de R$ 82 milhões e geração de 700 empregos diretos.


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