Plantio consorciado é opção para pequenos agricultores de Ipiaú

Tomate, pimentão, jiló e maracujá produzidos por Antonio de Jesus Nascimento, 64 anos, são os hortifrutis mais procurados na feira de Ipiaú, Sul da Bahia. Antonio foi um dos primeiros feirantes a armar sua barraca no local. “Tô aqui há mais de 20 anos”, contou o pequeno produtor, ao explicar o sucesso com a freguesia. “Eu faço tudo com amor e não uso nenhum veneno [agrotóxico]. Todo mundo me procura e conhece a qualidade da minha verdura”, garantiu.

Antonio Nascimento é uma das 1,2 mil pessoas que vivem na Fazenda do Povo, uma área desapropriada desde 1963, pelo então prefeito da cidade Euclides Neto. A iniciativa motivou trabalhadores desempregados à época, devido a grande seca que atingiu a região. A Fazenda do Povo abrange uma área de 180 hectares e fica a 11 quilômetros de Ipiaú. “Eu não tinha terreno e nem podia comprar nada, por isso vim pra cá procurar um trabalho e consegui”, contou.

Em visita a região, o secretário do Meio Ambiente, Juliano Matos, destacou a importância da atividade agrícola associada à políticas florestais. De acordo com Matos, a iniciativa garante trabalho e renda às comunidades locais e conserva a Mata Atlântica que existe na região. “Os produtos florestais constituem hoje uma economia viável, além de ter um retorno rápido e seguro, quando consorciado com o cultivo de lavouras e frutas. É o ecosocialismo acontecendo”, salientou.

Na oportunidade, o secretário sinalizou a possibilidade de um convênio com a prefeitura de Ipiaú para implantar na Fazenda do Povo o Programa Pólo Florestal Sustentável, que utiliza áreas já desmatadas para implantar florestas planejadas em mosaicos com a vegetação nativa. A proposta é contribuir para a conservação da biodiversidade regional, associada ao aumento de produtos florestais (estacas, madeira serrada) e biomassa (lenha e carvão).

O programa também cria oportunidade para atração de novos investimentos, a exemplo de empreendimentos moveleiros, beneficiamento de alimento, setor de madeiras sólidas (serrados, lâminas e compensados) e serviços, além de diminuir a pressão sobre a vegetação nativa.

Para Antônio, a alternativa econômica vai garantir o sustento da família, que está crescendo. “Quando eu comecei, era só eu e minha mulher, hoje temos quatro filhos e ainda sete netos para criar. Só com o tomate, pimentão e maracujá não vai dar”, contou.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading