Ministro do Exterior diz à Rádio ONU que aliar segurança, política e desenvolvimento é o grande diferencial da Missão de Estabilização liderada pelo Brasil.
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse à Rádio ONU que a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti, Minustah, se converteu num modelo para as operações de paz da organização.
Para o ministro, o grande segredo do sucesso da missão é a combinação entre segurança, política e desenvolvimento.
Comunidade Internacional
“Acho que a participação do Brasil e de outros países da América do Sul foi muito importante para dar um novo sentido às missões das Nações Unidas. Eu mesmo já participei de algumas discussões sobre a Minustah como um novo modelo de ação internacional. Não ficar só na parte de segurança nem sequer só na parte de segurança e política, mas algo voltado para o desenvolvimento do Haiti. Eu acho que é a primeira vez que a comunidade internacional se dedica, de maneira intensa, com este objetivo”, afirmou.
Desde 2004 na ilha caribenha, a Minustah é comandada atualmente pelo general brasileiro Floriano Peixoto Vieira Neto.
Participação
Ao ser perguntado se o Brasil aceitaria enviar tropas a outras missões da ONU, como por exemplo, a mais recente em Darfur, Amorim disse que cada caso precisa ser analisado individualmente.
“É preciso que tenhamos critério. E estejamos mais presentes naqueles lugares onde possamos ser mais úteis. Não excluo participação. O Brasil até tem observadores militares em outras operações. Tem no Darfur, em Chipre, em quantidades pequenas. Mas acho que para o Brasil ter uma participação mais forte tem que ser onde ele possa fazer uma diferença”, disse.
Além da atuação no Haiti, o Brasil está dando apoio logístico ao processo de estabilização da paz na Guiné-Bissau, um país de língua portuguesa no oeste da África.
A embaixadora do Brasil na ONU, Maria Luiza Ribeiro Viotti, preside os trabalhos para o país africano na Comissão de Consolidação da Paz das Nações Unidas.
*Com informação da Rádio ONU.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




