A estudante Evânia Neves Sampaio, do 4º semestre de Engenharia Ambiental da FTC Feira de Santana, expressou surpresa e indignação ao constatar a quase inexistência da Lagoa Salgada, durante uma visita de campo realizada como parte da disciplina de Biologia. A atividade, orientada pelo professor Robinson Moresca, envolveu 16 alunos, que exploraram lagoas, riachos, o aterro sanitário e áreas próximas à estação de tratamento de esgotos.
A situação crítica das lagoas, onde pessoas retiravam argila para a fabricação de tijolos, alarmou o grupo. A Lagoa Salgada, em particular, apresentava-se sem qualquer vestígio de água. A experiência prática destacou a importância do contato direto com os desafios ambientais, proporcionando uma compreensão real da teoria estudada em sala de aula. Os alunos expressaram a esperança de que, ao longo dos anos, medidas de estudo, investimento e conscientização possam reverter esse cenário.
A iniciativa não apenas despertou a atenção para o problema, mas também ressaltou a necessidade de atividades de extensão em diversas disciplinas. Alunos como Romualdo de Almeida, do 5º semestre, defendem a importância de aproximar os futuros profissionais de Engenharia Ambiental das questões ambientais locais desde cedo. Para Fabrício Freitas de Oliveira, estagiário de uma construtora, a atividade proporcionou uma integração valiosa entre teoria e prática, permitindo uma visão mais completa da profissão.
O professor Robinson Moresca, organizador da ação, destaca a importância da união entre teoria e prática, proporcionando aos alunos uma compreensão holística dos desafios ambientais em sua cidade. Ele ressalta que a iniciativa, focada em identificar problemas ambientais, permitiu aos estudantes formular suas próprias conclusões e destacou que a FTC é a única instituição que oferece o curso de Engenharia Ambiental em Feira de Santana.
O objetivo do trabalho, conforme Moresca, é identificar pontos problemáticos relacionados ao meio ambiente, abordando degradação, poluição, acúmulo de dejetos e destinação final do lixo. O professor destaca que, apesar dos desafios, algumas áreas, como o aterro sanitário, operam de acordo com normas ambientais, contribuindo para a redução da emissão de gases poluentes.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




