Dia Internacional dos Boinas-Azuis homenageia mulheres

A data, marcada neste 29 de maio, ressalta a contribuição feminina ao processo de criação de uma paz duradoura em países antes afetados por conflitos e guerras.

s Nações Unidas marcam nesta sexta-feira o Dia Internacional dos Boinas-Azuis, como são conhecidos os integrantes das forças de paz da organização.

Sob o tema, “Mulher em Forças de Paz: O Poder de Capacitar”, o dia destaca o papel feminino no processo de criação da paz em países que foram afetados por conflitos e guerras.

Uniforme

Segundo a ONU, cada vez mais mulheres estão se juntando às operações de paz como civis, militares e policiais.

A participação feminina nas missões atingiu 30% dos 110 mil funcionários em forças de paz.

Mas as mulheres em uniforme somam menos de 3% do total de boinas-azuis da organização.

O número é um pouco maior no contingente policial: 8% dos que servem em missões de paz da ONU são mulheres.

A funcionária da ONU, Tatiana Auguste, que participou da Missão da organização no Haiti, Minustah, falou sobre a diferença da presença feminina nas forças.

“Era impresisonante ver a contribuição das mulheres especialmente em nível militar. Tínhamos contingentes como o do Brasil, onde havia muitas mulheres. Uma delas, uma dentista, desempenhou um papel fenomenal junto às populações locais. Tem sido ótimo ver este desenvolvimento e este aumento de mulheres na área de consolidação da paz, que foi até recentemente um terreno dominado por homens. Fiquei feliz por poder fazer parte dessa história” disse.

O Dia Internacional dos Boinas-Azuis será marcado em todas as representações da ONU no mundo.

Roda de Capoeira

No Haiti, as comemorações foram realizadas um dia antes com música boliviana e uma roda de capoeira.

O coronel Gerson Pinheiro Gomes do Batalhão Brasileiro na Missão da ONU no Haiti, Minustah, disse à Rádio ONU, de Porto Príncipe, que o papel do boina-azul é uma experiência única para um militar.

“Além daquela grande honra que se tem de representar o nosso país, é uma experiência sui generis de trabalhar com gente de todo o mundo com o mesmo objetivo. É uma experiência de vida, trabalhar pela paz com gente de diversos povos, línguas e culturas. É uma experiência enriquecedora realmente”, afirmou.

Coroa de Flores

Em Nova York, o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, e o subsecretário para Operações de Paz, Alan Le Roy, depositarão uma coroa de flores em memória dos 132 boinas-azuis que morreram no ano passado em serviço.

Desde o início das operações de paz há mais de 60 anos, mais de 2,5 mil soldados foram mortos em missões da ONU.

*Com informação da Rádio ONU.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading