Senador cobra votação da PEC Paralela dos Vereadores

O senador César Borges (PR-BA) cobrou hoje (20/05/2009) do Senado a votação da PEC 47/2009, conhecida como “PEC Paralela dos Vereadores”, que reduz repasses para as câmaras municipais e viabiliza, com a redução de gastos, a promulgação da PEC 20/2008 que retoma a quantidade de vereadores do país para a proporção que havia em 2004. “O Senado está desprezando uma parcela importante da população, que votou nestes vereadores que estão aqui todos os dias aguardando uma resposta da Casa”, afirmou.

Para o senador, a PEC está pronta para votação, após debate na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que aprovou substitutivo do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) ao relatório do senador Valter Pereira (PMDB-MS), mas se for preciso uma emenda melhorando a situação das câmaras das capitais, que seja tomada a decisão. César Borges foi aplaudido por vereadores que lotam as galerias. Em diversos apartes, os senadores se associaram aos protestos de César Borges.
Expedito Júnior (PR-RO) lembrou que a PEC Paralela, proposta por César Borges, conserta um erro da Câmara dos Deputados, que colocou valores irreais de redução dos repasses para as câmaras municipais na PEC dos Vereadores, relatada ao final do ano passado pelo senador baiano. Outro senador, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), disse que a quantidade de senadores que pediram aparte para apoiar César Borges demonstra a vontade da maioria de votar.Segundo César Borges, basta agora a decisão das lideranças partidárias de fazerem um acordo para mostrar que não estão procrastinando uma deliberação que todos querem tomar no Senado. “Sinto-me na obrigação de solicitar desta Casa atenção especial a estas pessoas que estão aqui longe de suas casas, freqüentado os corredores, as cadeiras das galerias do Senado, as quais este Senado deu esperança quando aprovou a PEC dos Vereadores em dezembro passado”, afirmou o senador.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Deixe um comentário


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.