Relatório da ONU diz que produção deve alcançar 2,219 milhões de toneladas, quase 3% a menor que em 2008.
Um relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, sugere que 2009 terá a segunda maior colheita consecutiva de cereais.
De acordo com o “Panorama Alimentação”, a produção de grãos chegará a 2,219 milhões de toneladas este ano, apenas 3% a menos que em 2008.
Acesso
Mas o documento também alerta para os altos preços dos alimentos em muitos países em desenvolvimento. A perda de postos de trabalho, salários e outros efeitos da crise financeira mundial, ameaçam o acesso dos pobres à comida.
O relatório da FAO também revela que os preços da maioria das commodities agrícolas caiu em 2009, se comparado à alta de 2008, um indicativo de que os mercados estão, aos poucos, retomando o seu ritmo.
Segundo a agência, a contração da economia e a queda no volume das importações do trigo vão refletir no comércio mundial de cerais, que deverá ter uma pequena queda de 1,3% entre 2009-2010.
Energia
A agência da ONU também expressou preocupação com o enfraquecimento do dólar no mercado mundial e o preço dos produtos de energia, que podem colocar pressão sobre o que se paga pelos alimentos.
A FAO disse que o impacto da crise alimentar e dos combustíveis sobre a África é severo e pode gerar um regresso nos avanços econômicos feitos pelo continente.
A África tem cerca de 80 milhões pequenos agricultores e fornece cerca de 80% da produção agrícola do continente.
*Com informações da Rádio ONU em Nova York*.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




