Cidades do Sul baiano recebem a peça Cangaço

O espetáculo teatral “Cangaço” terá duas apresentações no Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna),  durante os dias 11 e 12 de junho de 2009, às 20:30. Vencedor do Edital Manoel Lopes Pontes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), o trabalho tem texto e direção de Pawlo Cidade e aborda o mundo sertanejo durante as duas últimas semanas do cangaceiro Lampião. Depois de passar por Itabuna, ainda este mês, a peça segue para o Teatro Municipal de Ilhéus (dias 14 e 16), e em julho para as cidades de Jussari (dia 11 de julho), Arataca (dia 12), e Valença (dias 24, 25 e 26).

A montagem expõe o lado humano, o universo lúdico, os momentos de aflição, as decisões e a forma como o bando foi se desintegrando até a fatídica madrugada do dia 28 de julho de 1938, quando foi assassinado o Rei do Cangaço. O texto de Paulo Cidade completa uma trilogia criada em 1994 para abordar o universo dos cangaceiros. A peça “Cangaço” tem um elenco formado por Kaique Cavalcante, Bruno Martinelli, Roma Góes, Andrea Bandeira, Val Kakau, Ciro Nonato, Rui Conceição e Ed Paixão. Em cartaz desde abril, a peça já esteve nas cidades de Aurelino Leal e Canavieiras.

Incentivo público

O diretor Pawlo Cidade revela que é a primeira vez que vence um edital como proponente e considera uma oportunidade ímpar ser premiado através de concorrência pública. Para ele, é uma satisfação ter acesso a um incentivo do governo do Estado, que facilita aos artistas galgarem espaço no cenário cultural, através de um mecanismo que torna mais democrático o repasse de recursos para suas realizações.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading