Jornalismo investigativo obtém US$ 15 milhões da Fundação Knight e novo canal de distribuição da AP

Duas novas iniciativas para o jornalismo investigativo nos Estados Unidos foram anunciadas no último fim de semana durante a conferência anual da organização Repórteres e Editores Investigativos (IRE, por suas siglas em inglês), em Baltimore, Maryland.

A Fundação John S. e James L. Knight declarou que entregará, por meio de doações novas e em andamento, 15 milhões de dólares para ajudar o desenvolvimento de novos modelos econômicos e de iniciativas de jornalismo investigativo locais e nacionais em plataformas digitais.

Os mais recentes beneficiários desses fundos são as seguintes organizações:

*Centro de Jornalismo Investigativo: 1,32 milhões de dólares “para lançar um novo projeto de jornalismo investigativo multimídia no estado americano da Califórnia que encoraja jornalistas impressos e digitais e estudantes de jornalismo a trabalhar juntos em reportagens”.

*ProPublica: 1,01 milhões “para ajudar esta organização de jornalismo investigativo a criar um modelo de negócios sustentável”.

*Fundação Sunlight: 565 mil doláres “para desenvolver ferramentas web para que o público possa acessar facilmente informações sobre legisladores, desde os gastos de campanha até os votos.”

Na conferência da IRE, a Associated Press (AP) anunciou que dará início a uma experiência de seis meses na qual irá distribuir reportagens investigativas de quatro organizações de notícias sem fins lucrativos aos seus 1,5 mil jornais associados. O projeto piloto expandirá as audiências dessas organizações e ajudará os diários a preencher o vazio deixado pelos grandes cortes orçamentários dos últimos anos, acrescenta o New York Times.

A partir do dia 1° de julho, a AP passará a oferecer aos jornais os trabalhos produzidos pelo Centro de Jornalismo Investigativo, o Centro pela Integridade Pública, o Workshop de Reportagem Investigativa e oProPublica.

A iniciativa poderá ser ampliada para outras organizações de jornalismo investigativo sem fins lucrativos, e para servir outros clientes da AP, como rádio, TV e meios de comunicação digitais, explica Richard Pérez-Peña, do New York Times.

*Com informações de Dean Graber


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading