Paraty concorre a Patrimônio Mundial

A Rota do Ouro na cidade brasileira e o Porto da Ribeira Grande em Cabo Verde candidataram-se ao título com mais outras 28 propriedades; decisão será divulgada pela Unesco entre os dias 22 e 30 de junho de 2009.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, decide a partir desta segunda-feira o destino de 30 candidaturas a Patrimônio Mundial da Humanidade.

Dos oito países de língua portuguesa, Brasil e Cabo Verde, no oeste da África, apresentaram inscrições.

Aventureiros

A Rota do Ouro em Paraty e Sua Paisagem espera conseguir o título de Patrimônio Mundial por ser considerada o primeiro porto daqueles que procuravam o metal precioso, como explicou à Rádio ONU, do Rio de Janeiro, o presidente do Comitê Pró-Unesco Paraty Patrimônio Mundial, Amauri Barbosa.

“Paraty foi a principal porta de entrada destes aventureiros e homens de coragem que vinham em busca, principalmente, do ouro que era o maior objetivo deles. E a principal porta de entrada nas Américas, no Brasil, foi pelo Porto de Paraty”, afirmou.

Apoio Técnico

Já Cabo Verde apresentou o Porto da Ribeira Grande conhecido também como Cidade Velha. Numa entrevista à Rádio ONU, em setembro passado, o presidente do país, Pedro Pires, disse que o local deu início ao que ele chama de um novo ser humano.

“A partir daí também nasce qualquer coisa nova que é uma nova cultura, a cultura cabo-verdiana que é uma cultura mestiça. E nasce também um novo homem que é o homem mestiço. Cabo Verde é a origem de qualquer coisa. Eu acho que é a origem do que se passa nas Américas: Sul, Central e a do Norte. Merece ou não merece ser considerado um Patrimônio da Humanidade? Pensamos que sim”, concluiu.

Dinossauros

Das 30 candidaturas, 4 são patrimônios naturais, 23 culturais e 3 mistos.

Os Patrimônios Mundiais da Humanidade recebem da Unesco apoio financeiro para ações de emergência, treinamento e cooperação técnica.

Entre os 30 sítios inscritos este ano estão o Mar de Wadden entre Alemanha e Holanda, a Torre de Hércules na Espanha e o Litoral Coreano dos Dinossauros do Cretáceo, na Coreia do Sul.

*om informações da Rádio ONU em Nova York.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading