Relatório da agência diz que acidentes matam mais de 1,2 milhão de pessoas todos os ano, metade são pedestres, motociclistas e passageiros de transporte público; agência diz que governos precisam priorizar proteção na construção de infraestrutura.
Um relatório da Organização Mundial da Saúde, OMS, sugere que os acidentes de trânsito serão a 5ª. maior causa de morte em 2030.
Segundo o estudo, apenas as doenças coronárias e infecções respiratórias eliminarão mais vidas, nos próximos anos, que os desastres nas estradas.
Transporte Público
Leia o boletim de Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
“O ‘Relatório sobre o Estado Global da Segurança nas Estradas’ foi publicado nesta segunda-feira, simultâneamente, em Nova York e Genebra, sede da OMS.
Pelo documento, mais de 1,2 milhão pessoas estão perdendo a vida todos os anos em acidentes que poderiam ser evitados.
Metade das vítimas fatais são pedestres, motocilistas, ciclistas e passageiros de transporte público.
50 milhões de feridos
Nove em cada 10 desastres ocorrem em países de rendas média ou baixa, onde se concentra quase metade de toda a frota mundial. O número de feridos em todo o mundo chega a 50 milhões.
O excesso de velocidade continua a ser um fator de risco. Mas menos de 10% dos países que têm leis de redução de velocidade reconhecem aplicar as regras de forma eficiente.
Nove em cada 10 países ricos obrigam os pais a usar cadeiras para crianças no banco de trás. Já no mundo em desenvolvimento a exigência vale para menos de 20% dos países.”
Segundo a OMS, a prevenção é a melhor política. A agência recomenda construção de ruas e estradas seguras que pensem na proteção de pedestres e ciclistas.
É a primeira vez que um documento sobre a situação de estradas em todo o mundo é publicado. O estudo foi compilado, no ano passado, com dados de 178 países.
*Com informações da Rádio ONU em Nova York.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




