III Fórum Nacional de Performance Negra

A abertura do III Fórum Nacional de Performance Negra, que acontecerá em Salvador nesta segunda-feira (06/07/2009), às 9 horas, no Teatro Vila Velha/BA, deverá contar com as presenças do ministro Edson Santos, da Secretaria de Promoção da Igualdade (Seppir); de Sérgio Mamberte; presidente da Funarte (representando o ministro da Cultura Juca Ferreira); do presidente da Fundação Palmares/MinC, Zulu Araújo, e do secretário da Identidade e da Diversidade do MinC, Américo Córdula. Também estarão presentes o secretário da Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles e a secretária de Promoção da Igualdade da Bahia, Luiza Bairros. O evento deverá reunir mais de 200 pessoas, de todos os estados do país. Bahia e Rio de Janeiro lideram o número de representantes: Bahia tem cerca de 40 grupos inscritos e o Rio de Janeiro, 15. Todas as atividades do fórum tem entrada gratuita e aberta ao público. O evento encerra dia 9/7, com a apresentação da peça Silêncio, apresentada pela Cia. dos Comuns (RJ), com o ator de diretor teatral Hilton Cobra.

 A programação da III Fórum Nacional de Performance Negra – que se estende até dia 9/7 é ampla e diversificada, a fim de atender os propósitos dos seus organizadores, o Bando de Teatro Olodum (BA) e Cia. dos Comuns (RJ): realizar um evento nacional para tratar de políticas de subsistência dos grupos e companhias negras; da dramaturgia negra brasileira; promover momentos de intercâmbio entre profissionais da área; estimular a reflexão de temas de interesse comum e propositivos para intervenções no campo das políticas públicas culturais. O evento também é um espaço para reverenciar expoentes da dramaturgia negra brasileira. Por isso, neste ano serão homenageadas as atrizes Léa Garcia, Ruth de Souza, e o ator Zózimo Bubul e, em homenagem póstuma, o escritor Solano Trindade. Sua filha, Raquel Trindade, receberá as saudações. Léa Garcia e Zózimo Bubul receberão pessoalmente as homenagens.

Por conta desse leque de objetivos o evento conta com uma extensa lista de palestrantes do Brasil e do exterior (Cuba, EUA e Trinidad Tobago). Participarão da mesa redonda que tratará do temaInstrumentos de financiamento e fomento, Luiz Carlos Moreira – Engenho Teatral (SP); Célio Torino, Secretário da Cidadania Cultural (MinC/DF), que centralizará suas observações em Pontos de Cultura; enquanto Roberto Gomes do Nascimento tratará de um dos temas polêmicos da atualidade: a Lei Rouanet. O secretário Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic, MinC/DF) também participará dessa mesa. Já o tema Dramaturgia Negra, contará com as falas de Júlio Moracen (CUBA), e Clyde Morgan (EUA).

O mesmo tema, Dramaturgia Negra, será tratado durante III Fórum Nacional de Performance Negra pelo escritor e roteirista Paulo Lins (RJ), que abordará “A representação da periferia na cultura nacional e, pelo também dramaturgo, diretor e ator Tony Hall (Trinidad e Tobago), que falará de “Jouvay Popular Theatre Process” (JPTP) Jouvay – abertura do carnaval: um teatro popular no Caribe”.Para tratar de Política e Cultura foram convidadas Zélia Amador de Deus (PA), ativista do Movimento Negro Brasileiro, professora da Universidade Federal do Pará e Doutora em Ciências Sociais. Ela focará sua intervenção na presença negra na região amazônica – performances rituais; e Sueli Carneiro doutora, filósofa e diretora da Ong Instituto de mulheres (Geledés/SP). Essa mesa terá a coordenação da socióloga e secretária da Promoção da Igualdade (Sepromi/BA), Luiza Bairros.

Por sua vez as oficinas de teatro serão com o dramaturgo e ator Ângelo Flávio; com o diretor teatral e jornalista Luiz Marfuz; de música, com o cantor e compositor Jarbas Bittencourt; e com o músico ator e diretor artístico Gil Amâncio. As oficinas de dança ficarão com o bailarino e coreógrafo Zebrinha e com o professor e bailarino Clyde Morgan; sobre figurino com Biza Vianna; iluminação, com Jorginho de Carvalho (precursor da iluminação teatral no país); sonorização, Filipe Pires; e programação visual, com o artista plástico Gá. Também foram programadas atividades em Grupos de Trabalho que contribuirão para o intercâmbio dos/as representantes regionais.

 


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading