O mundo está meio caótico, avalia Zuenir Ventura

O escritor e jornalista Zuenir Ventura é um personagem da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Enquanto caminha lentamente pelas ruas de pedra do centro histórico, atende todos que o abordam interessados em uma conversa inteligente ou um autógrafo. Em entrevista à Agência Brasil, Zuenir disse que a crise econômica que abalou os países desafia o jornalismo. Acrescentou que o fim da exigência do diploma para o exercício da profissão não dispensa o jornalista da formação universitária. E alertou que melhorar o sistema político “não é coisa de um dia para outro”.

“É um momento de muita perplexidade. É muito difícil entender este mundo, que está meio caótico. Mas há alguns valores que ainda considero universais e permanentes, como a fraternidade e a solidariedade. O jornalismo deve explicar o que está acontecendo. A gente tem informação demais e informação demais é ruído. Não é fácil explicar o que está acontecendo. São momentos que desafiam o jornalismo”, avaliou.

Zuenir pediu cautela na discussão sobre o fim da obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo, decidida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, a formação universitária é importante para qualquer profissão, inclusive para o jornalista.

“É preciso cuidado para não confundir as coisas. A não obrigatoriedade de diploma não significa dispensa da faculdade e do ensino. Todas as faculdades são muito ruins. É preciso melhorar e não acabar com elas a pretexto de que não cumprem o seu papel porque são deficientes. A gente tem que melhorar, mas não dispensar a faculdade e a formação”, afirmou.

Autor de 1968 – O Ano que Não Terminou, o escritor disse ainda que o Congresso Nacional precisa melhorar, mas ponderou que o processo democrático é lento. Apesar de todos os problemas, ressaltou Zuenir, é melhor ter o Parlamento. “A gente sabe como é viver sem liberdade. O processo democrático é lento, gradual, cumulativo. Não é mágica.”

Zuenir Ventura participará hoje (5) da mesa Antologia Pessoal, sobre Manuel Bandeira, ao lado de Edson Nery da Fonseca, amigo e correspondente do poeta pernambucano.

*Com informação da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading