Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho faz apresentações em São Paulo

A Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J), primeira formação do projeto Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), vai estrear fora do estado. Nestes sábado e domingo 4 e 5 de julho de 2009, a orquestra faz duas apresentações no estado de São Paulo. Sábado, concerto no SESC Itaquera, às 15h, na capital paulista, e domingo, no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, às 16h. Sob a regência do maestro Ricardo Castro, a orquestra executará programa formado por músicas clássicas de compositores do Brasil, Argentina e Europa.

Para as duas apresentações, foram escolhidas a Abertura dos Mestres Cantores de Nuremberg, de Richard Wagner, Romeu e Julieta – Fantasia e March Slav, ambos de Tchaikovsky, trechos de Carmen nº 1, do compositor francês Georges Bizet, Suíte Estância, do argentino Alberto Ginastera, Danzon nº 02, de Arturo Marquez, Batuque, de Lorenzo Fernandez, único compositor brasileiro do programa.

Primeira orquestra baiana a se apresentar no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, considerado o maior e mais importante evento de música clássica da América Latina, a J2J estará no mesmo dia que a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, com regência de João Maurício Galindo, e o solista Antonio Lauro del Claro (violoncelo) e o Coro de Câmara da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência de Naomi Munakata.

Primeira formação do Neojibá, a J2J é composta por 80 integrantes, de 10 a 25 anos, e tem atividades regulares de segunda a sexta-feira no TCA. Os ensaios gerais são coordenados pelos músicos profissionais envolvidos no projeto Neojibá. Já os ensaios de naipe (de cada instrumento) são de responsabilidade dos jovens monitores que viajaram à Venezuela – onde existe o projeto Fesnojiv de formação de orquestras e coros juvenis e infantis, que inspirou a criação do Neojibá – e receberam formação para essa atuação. Músicos da Osba também participam, periodicamente, dando apoio técnico aos naipes ou particularmente a algum dos integrantes do Neojibá que necessite de reforço.

O projeto Neojibá é promovido pela Secretaria de Cultura, por intermédio do Teatro Castro Alves e Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), e tem coordenação do maestro e pianista Ricardo Castro. A J2J já se apresentou em diversos eventos e locais na Bahia. A orquestra integrou a programação cultural das Cúpula das Américas, sediada em Costa do Sauípe, em 2008, que contou com as presenças de chefes de Estado e de governo de países das Américas Latina e do Sul.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading