Primeiro avião movido a célula de combustível alça voo na Alemanha

A aeronave é capaz de percorrer 750 km em cinco horas e atinge até 170 km/h. Essas são algumas características do Antares DLR-H2, o primeiro avião do mundo a decolar utilizando um motor que não emite gás carbônico.

De forma silenciosa e sem liberar gás carbônico (CO2), o Antares DLR-H2 sobrevoou o aeroporto de Hamburgo por cerca de 10 minutos na terça-feira (07/07). O avião, desenvolvido pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR, do alemão) em cooperação com a empresa Airbus, traz sob as asas uma célula de combustível e um tanque de hidrogênio.

A célula de combustível do Antares DLR-H2 é uma espécie de bateria que libera energia a partir de uma reação química entre hidrogênio e oxigênio. Com isso, o avião dispensa o uso de combustíveis fósseis, como diesel e querosene.

Eficiência

O diretor da DLR, Johann-Dietrich Wörner, ficou satisfeito com o primeiro voo oficial da aeronave. “Melhoramos a produtividade e a eficiência da célula de combustível ao ponto de fazermos decolar um avião tripulado”, comemorou. O entusiasmo de Wörner faz sentido, já que a eficiência da propulsão da aeronave alemã chega a 44%, o dobro do que os motores a diesel ou querosene costumam atingir.

 O Antares tem 20 m de envergadura. Ele pode decolar com até 95 km/h e chega a voar a 170 km/h, mas sua velocidade média é 115 km/h. Em uma viagem de longa distância, espera-se que sejam percorridos 750 km em cinco horas. O primeiro voo em percurso longo está programado para o dia 20 de setembro, saindo do aeroporto de Colônia.

Futuro próximo

A construção da aeronave teve início no começo de 2008. “Na época éramos cinco, depois passamos a ser entre oito e dez pessoas”, conta Josef Kallo, responsável pelo projeto, que além do DLR teve a participação da Airbus, Lange Aviation, Basf Fuel Cells e Serenergy, esta uma empresa da Dinamarca. Os pesquisadores do DLR pretendem continuar cooperando com a Airbus e a Lufthansa para adaptar a tecnologia ao mercado.

Apesar do sucesso do Antares DLR-H2, o diretor do Instituto para Termodinâmica Técnica do DLR, Hans Müller-Steinhagen, é cauteloso: “Este é ainda o início de uma nova tecnologia. Pensar que aviões de grande porte já poderão voar amanhã com células de combustível está distante da realidade.” A princípio, Müller-Steinhagen acredita que as células de combustível possam servir para gerar a energia elétrica usada a bordo de aviões de passageiros.

*Com informação de Deutsche Welle.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading