Projeto Cisternas democratizando o acesso à água no Semiárido

A Bahia, através do Projeto Cisternas, da Articulação do Semiárido Brasileiro, realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), vem mostrando que é possível caminhar em direção a um semiárido sustentável e com qualidade de vida para a sua população.

Exemplo disso são as 7.250 cisternas de consumo humano e 475 de produção, construídas através do convênio, em 115 municípios baianos, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e organizações da sociedade civil, o que tem proporcionado o acesso à água a 11.361 famílias, que estão sendo acompanhadas e capacitadas.

Até o momento, através do convênio, já foram capacitadas em gerenciamento de recursos hídricos 11. 239 famílias, que serão acompanhadas pelos 2.338 agentes comunitários de saúde também capacitados. Outra perspectiva do projeto é a qualificação de pedreiros. São 181 com conhecimentos técnicos necessários para a construção das cisternas de consumo humano e 83 em cisterna para produção, o quê representa um novo campo de atuação para esses profissionais.

Além dos resultados físicos, o mais importante é a consolidação de uma
política pública de convivência com o semiárido em nível estadual desde o ano de 2007. Segundo Danilo Chaves, coordenador técnico do Projeto Cisternas no Programa Água Para Todos da SEDES, essa parceria tem gerado experiências pioneiras e de muito sucesso, como a formação para agentes comunitários de saúde, a construção das cisternas de produção, o Projeto Cisternas nas Escolas e a ampliação e reforma de telhados.

“Todas essas ações colocam a experiência da Bahia na vanguarda da convivência com o Semiárido. Na nossa avaliação a caminhada se consolidou, mais ainda é necessário fazer muito pelo desenvolvimento do semiárido. É preciso ampliar os recursos e as ações, mesmo tendo se consolidado como uma política pública estadual, ainda estamos um pouco longe da universalização do acesso à água para o consumo humano e para a produção”, afirma Danilo Chaves. As perspectivas são de até 2010 o projeto chegar próximo à meta de 100 mil cisternas de consumo construídas.

*Com informação da Agência Mandacaru de Comunicação.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading