Saiba quais poderes tem o Parlamento Europeu

Parlamento Europeu dá a palavra final sobre um amplo espectro de decisões legislativas, orçamentárias e administrativas da União Europeia. Suas deliberações afetam a vida de quase 500 milhões de pessoas.

 Poderes legislativos

O Parlamento e o Conselho da União Europeia dividem equitativamente o poder legislativo da comunidade. Ou seja, o Parlamento tem a competência de deliberar e adotar leis, diretrizes e regulamentações. Ele pode aceitar, modificar ou rejeitar o teor das leis europeias propostas pelo Conselho ou pela Comissão Europeia.

Ele pode, por exemplo, legislar sobre o livre trânsito de trabalhadores, sobre educação, políticas de mercado e proteção ambiental. Em alguns assuntos específicos, o Parlamento atua somente como consultor: questões judiciais, política externa, impostos, política industrial e agricultura. No entanto, os países membros não são obrigados a acatar a opinião do Parlamento.

O grêmio parlamentar pode, contudo, tomar iniciativas no campo da política. Por exemplo, ele pode pedir que a Comissão apresente uma proposta de lei sobre um assunto em particular.

Competência orçamentária

O Parlamento Europeu e o Conselho da União Européia, juntos, têm autoridade para definir o orçamento da comunidade, avaliando o volume da receita a ser gerada e das despesas. Em caso de “gastos obrigatórios” referentes a acordos internacionais e agricultura, a palavra final é do Conselho.

Quando se trata de “gastos não obrigatórios”, o Parlamento toma a decisão juntamente com o Conselho. Isso inclui áreas como desenvolvimento rural, infraestrutura e pesquisa. O Parlamento também monitora como o executivo, ou seja, a Comissão Europeia, distribui as verbas previstas.

Poderes de supervisão

O Parlamento Europeu tem poder para supervisionar as atividades da União Europeia. Em caso de descumprimento de leis, ele pode levar a Comissão e o Conselho à Corte Europeia de Justiça. O Parlamento também pode investigar países-membros quando há suspeita de violação de leis da EU.

Qualquer cidadão europeu tem o direito de apelar ao Parlamento para solucionar determinados problemas. Para isso, o grêmio dispõe de um ombdusman, encarregado de receber as reclamações dos indivíduos contra instituições da União Europeia.

O Parlamento também exerce controle sobre os âmbitos econômico e monetário. O presidente, vice-presidente e a comissão executiva do Banco Central Europeu não podem ser indicados pelo Conselho sem o aval do Parlamento. O Banco Central Europeu também precisa apresentar um relatório anual numa sessão plenária do Parlamento.

É permitido ao Parlamento vetar tanto a indicação de um presidente para a Comissão Europeia como a Comissão como um todo –  embora um membro sozinho não possa ser rejeitado. Além disso, o Parlamento tem o poder de destituir a Comissão.

Se o Tratado de Lisboa for ratificado por todos os 27 membros do bloco, o Parlamento Europeu passará a ter poder sobre todo o orçamento da União Europeia, além de muitas áreas da Justiça. O Parlamento poderá, inclusive, indicar o alto comissário de Política Externa e Segurança Comum da União Europeia.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading