Os violonistas João Pedro Borges do Maranhão e Daniel Wolff do Rio Grande do Sul estarão em Feira de Santana no dia 04 de Agosto para apresentação do concerto O Violão nas Regiões Nordeste e Sul. O evento cultural será realizado no Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA, às 20 horas. Entrada: Inteira R$ 6,00 e Meia R$ 3,00. Essa é a primeira etapa do projeto Sonora Brasil 2009 que tem como tema Violão Brasileiro.
*O violão nas Regiões Nordeste e Sul é a primeira etapa do projeto*
Promovido pelo SESC, o projeto de formação de ouvintes musicais realiza programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. O objetivo é difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial. O Sonora Brasil é um dos maiores projetos em circulação musical do Brasil. Em 2009, ao todo serão 331 concertos, a maioria em cidade distantes dos grandes centros urbanos.
Com o tema “Violão brasileiro”, em sua décima segunda edição, traz a público um panorama da obra violonística desenvolvida no país nas últimas décadas. Dividido em quatro etapas, nesta primeira etapa, Daniel Wolff
(RS) e João Pedro Borges (MA) interpretam em mais de 70 cidades a obra de compositores que contribuíram de forma significativa para a consagração do violão como um dos instrumentos mais representativos da cultura musical do país, com trânsito em todos os seguimentos da música, desde a tradição oral até a música de concerto.
*Daniel Wolff,* é 1º doutor em violão do Brasil, formado pela Escuela Universitária de Música de Montevidéu. Agraciado com bolsas de estudo da Capes e CNPq, obteve mestrado e doutorado em música na Manhattan School of Music de Nova York, recebendo o Helen Cohn Award, oferecido ao doutorando de melhor desempenho. Catedrático de violão da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, criou o curso de Mestrado em violão, e é constantemente requisitado para ministrar cursos e máster classes em universidades e festivais de música, nos continentes americano e europeu.
Também foi professor visitante da Universidade de Arte de Berlim.
Compositor e arranjador teve suas obras tocadas e gravadas por orquestras e câmaras do Brasil, Estados Unidos, Argentina, Alemanha, Itália e Inglaterra.
*João Pedro Borges*, é natural de São Luís no Maranhão, estudou no Rio de Janeiro com o violinista Jodacil Damaceno, com o compositor Ian Guiest, e com o violinista Turíbio Santos, com quem fez cursos de técnica e interpretação. Atuou como solista com a Orquestra de Câmara do Brasil, Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e com a Orquestra de Violões do Rio de Janeiro. Sua carreira internacional é marcada por ministrar cursos, conferências e concertos no continente africano. Realizou turnê pela América do Sul, foi solista no Lincoln Center em Nova York, no recital de música brasileira, e participou do 7º Carrefour Mondial de La Guitarre, como professor e recitalista, na Martinica. No campo discogrático, destacou-se como produtor musical de vários artistas eruditos, tendo recebido o Prêmio Sharp de Música, pelos melhores discos clássicos de l993 e 1995.
*Programa – João Pedro Borges*
Marlos Nobre – Homenagem a Villa-Lobos
Marlos Nobre Ciclo Nordestino
I – Samba matuto
II – Cantiga
III-É Lamp
IV – Gavião
V – Martelo
José Siqueira – Cinco Invenções para Violão I – Vagaroso II – Andante III – Moderato IV – Allegretto V – Andante Nicanor Teixeira – Cantiga Lindemberg Cardoso – Pequeno Estudo para Violão João Pedro Borges – Valsa (Maria Luísa) *Programa – Daniel Wolff* Henry Wolff Innominata, Fernando Mattos Poemeto Edino Krieger Ritmata, Jaime Zenamon Sonhando de Alegria Daniel Wolff Scordatura I – Ciranda II – Ostinato.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




