A região sisaleira da Bahia acaba de dar um importante passo em seu projeto de fornecer à montadora Ford no Estado a fibra de sisal para ser empregada como componente da indústria automotiva, em substituição ao plástico e à fibra de vidro. Num esforço conjunto da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), do Instituto Baiano de Metrologia (Ibametro) e Sebrae, a Batedeira Comunitária, equipamento para beneficiar a fibra do sisal da Associação do Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido (APAEB), em Valente, ingressou na fase final dos procedimentos para a obtenção do ISO 9001:2008, certificado internacional do sistema de gestão de qualidade. Também os produtos da cadeia produtiva do sisal deverão receber o Regulamento de Avaliação da Conformidade (RAC), um certificado que atende às exigências mercadológicas, criando um diferencial competitivo entre as empresas.
As certificações atenderão à uma exigência da montadora Ford para a compra da fibra do sisal baiano. A medida ainda atende aos interesses dos arranjos Produtivos Locais do Sisal e Automotivo apoiados pela SECTI, através do Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial (Progredir). Para auxiliar na criação das condições de qualidade na gestão, o SEBRAE disponibilizou o engenheiro químico Ernesto José Falcetta, que atuará como consultou na região.
Vagas na Academia
Com o falecimento do professor José Maria Nunes Marques, abre na Academia Feirense de Letras a terceira vaga e agora na cadeira de numero 28, que o mesmo ocupava. Sendo assim estão vagas a 17 que pertenceu a Manoel Carneiro Rios, falecido no ano que passou e a 6, que foi ocupada pelo poeta Pedro Apostolo de Lima Filho, que também desapareceu recentemente. Começa se movimentar os meios culturais de Feira de Santana, com o surgimento de candidatos.
Complexo Nobre
Com projeto do arquiteto Luis Humberto Carvalho, o diretor presidente do Grupo Nobre Jodilton Souza, já autorizou o inicio das obras do Complexo Olimpo que integrará a um campus da Faculdade Nobre e que será composto de teatro, auditório com três mil lugares e salões de eventos; unidades para o curso de Educação Física como parque esportivo com quadras de esportes e piscinas, além de outras Enfermagem e Fisioterapia. Neste grande empreendimento, será também construído um hotel exclusivamente para turismo de negócios e conclaves.
Centenário
Em setembro completaria cem anos se vivo estivesse, o fundador da Academia Feirense de Letras, Martiniano Carneiro. Por este motivo a Câmara Municipal de Feira de Santana por iniciativa do frei Cal, nascido Carlos Alberto Rocha estará promovendo uma sessão solene em sua homenagem.










Deixe um comentário