Site do STF traz história e curiosidades da Corte

 A Constituição Federal, a partir do artigo 92, trata do Poder Judiciário. Do artigo 101 até o 103-A, o texto promulgado em 1988 e suas emendas falam especificamente das funções e competências do Supremo. Quem precisa consultar a Constituição pode acessar o texto por meio do site do STF, no menu “Legislação”. No mesmo local foram colocados links para o texto constitucional escrito, uma cópia em áudio e, ainda, as 27 constituições estaduais. Também é possível consultar as outras seis constituições que vigoraram desde 1824, a letra do Hino Nacional e links para constituições de dezenas de países.

No site também é possível conhecer curiosidades do STF desde a sua formação, em 1821. O link de acesso está no menu “Sobre o STF”, em Curiosidades.

Entre as informações disponíveis está a de que, ao todo, já passaram pela instituição 41 presidentes, sendo que a ministra Ellen Gracie foi a primeira mulher a ser nomeada ministra do STF e a única a ter ocupado a Presidência da Suprema Corte (no biênio 2006-2008).

Na história do Supremo o ministro Herculano de Freitas foi quem ocupou por menos tempo uma cadeira no Tribunal: apenas três meses e 16 dias. Ao contrário dele, o ministro Hermínio do Espírito Santo permaneceu 29 anos no STF, sendo que 13 deles foram na presidência.

É o presidente da República que nomeia os ministros do STF. De acordo com a Constituição Federal, para ser ministro do Supremo o cidadão deve ter mais de 35 e menos de 65 anos, ter notável saber jurídico e reputação ilibada. O cargo é vitalício (aposentadoria compulsória aos 70 anos) e privativo para os brasileiros natos, já que o dirigente do Judiciário é o quatro na linha sucessória de presidentes da República. Ao todo, onze ministros compõem a Suprema Corte.

O número de ministros nomeados em cada década varia bastante. O ex-presidente Getúlio Vargas foi quem nomeou mais ministros para o Supremo – ao todo foram 21 nomeações. Já os ex-presidentes Jânio Quadros e Itamar Franco nomearam apenas um ministro cada. O atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, já nomeou sete ministros desde o seu primeiro mandato.

Desde 2007, o presidente do STF é o ministro Gilmar Mendes. Em sua gestão foram adotadas medidas para desafogar o Judiciário. Uma das mais importantes é o aperfeiçoamento da repercussão geral, que permite ao Supremo deixar de apreciar recursos que não tenham maiores implicações para o conjunto da sociedade, ou seja, só interessam às partes envolvidas.

Outra medida fundamental é a edição de súmulas vinculantes (elas são 16 até agora). Com esse enunciado que resume o entendimento do Supremo sobre determinado assunto, as demais instâncias judiciárias são vinculadas à mesma determinação, o que evita a tramitação de centenas de processos idênticos e com decisões divergentes e, no fim, o encaminhamento de processos idênticos ao STF.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading