
A UEFS Editora lança, quarta-feira (15/07/2009), a segunda edição, revista e ampliada, de “Uma Comunidade Sertaneja – Da Sesmaria ao Minifúndio (um estudo de história regional e local)”, de autoria do professor Erivaldo Fagundes Neves. A solenidade começa às 17 horas, no hall do prédio da Administração Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), campus universitário.
Erivaldo Neves é professor da Uefs, lotado no Departamento de Ciências Humanas e Filosofia. Na obra, ele dá visibilidade a fatos obscurecidos pela historiografia tradicional referentes a estudos regionais. Conforme salienta, a historiografia brasileira, geralmente, se fundamenta em paradigmas que privilegiam as economias dominantes, com abordagens da colonização portuguesa e dos períodos subsequentes, em especial no que diz respeito às relações com o mercado externo.
Em “Uma Comunidade Sertaneja – Da Sesmaria ao Minifúndio”, Erivaldo Neves quebra esse arcabouço tradicional, passando a considerar a circulação e a acumulação geradas internamente pelas pequenas policulturas agrícolas e pecuaristas (a produção camponesa) destinadas ao auto-abastecimento e ao mercado interno. O trabalho expõe o comércio de alguns produtos como o algodão, fundamentais para a fixação de populações nas regiões distantes das áreas litorâneas, de economias mais dinâmicas.
O trabalho é destinado aos estudiosos da conquista, povoamento, ocupação econômica e formação social do interior do Brasil, especificamente do Sudoeste da Bahia, região da Serra Geral. A localidade orbitou, durante dois séculos, sob a influência – atenuada na transição do século XX – de Caitité.
As considerações expostas no livro também são de interesse de estudantes da História Regional e Local, História Agrária, Formação Econômica do Brasil e, em particular, História da Bahia, cuja bibliografia tradicionalmente se limitou a Salvador e ao Recôncavo.
Este será o primeiro lançamento em Feira de Santana. A terceira edição de “Uma Comunidade Sertaneja – Da Sesmaria ao Minifúndio” foi lançado em Salvador, no dia 24 de abril de 2009, na IX Bienal do Livro da Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




