Um País de Cegos

Somos um País de cegos (pelo menos de muitos cegos), esta é a conclusão que cheguei. E não é para menos, pois nestes últimos dias acompanhei uma triste notícia veiculada nos Telejornais diários. A notícia dava conta de que no Brasil são realizadas em torno de 300.000 (trezentas mil) cirurgias de catarata por ano. O problema é que, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde – seriam necessárias em torno de 500.000 (quinhentas mil) cirurgias/ano no Brasil. O quadro é absolutamente tenebroso. São 200.000 (duzentas mil) pessoas a cada ano que deixam de enxergar. Serão 1.000.000 (um milhão) de indivíduos cegos em cinco anos. Caro leitor, pare agora a leitura e avalie: UM MILHÃO de deficientes visuais. É assustador.

A opacificação do cristalino (catarata) é a maior causa de cegueira no planeta. A perda de transparência desta lente natural dos olhos ocorre nos indivíduos em função de alguns fatores principais como: senilidade (alterações fisiológicas normais), traumas e exposição à radiação Ultra Violeta. A catarata é caracterizada como cegueira evitável, uma vez que um procedimento cirúrgico relativamente simples devolve visão plena ao indivíduo acometido com a patologia. Mas existem alguns entraves que impedem a equação deste lamentável quadro:

•       Investimento pífio dos governantes, resultando num sistema de saúde falido;
•       Número de Profissionais insuficientes e irregularmente distribuídos pelo território nacional.
•       A não implantação efetiva da OPTOMETRIA no Sistema Único de Saúde. Muitos médicos ocupam todo o seu tempo clinicando (prescrevendo óculos), tarefa que pode ser desempenhada muito bem pelos OPTOMETRISTAS, permitindo assim, que estes oftalmologistas se dediquem exclusivamente a tratar das patologias (realizar as cirurgias de catarata, por exemplo) que acometem os olhos de um número cada vez maior de pessoas, em função da incidência aumentada de radiação Ultravioleta.

•       População cada vez mais idosa. A expectativa de vida no Brasil aumentou muito nos últimos anos, o que nos leva a prever que, se nada for feito logo, teremos um quadro ainda mais assustador.

É chocante constatar o descaso dos governantes com a saúde neste País. E como se não bastassem os exíguos investimentos financeiros, o Estado Brasileiro dificulta a implantação definitiva da OPTOMETRIA. Tal posicionamento impede que estes Profissionais contribuam efetivamente no combate a prevenção destes males evitáveis.

Diante do exposto, imperioso é agir o mais rápido possível. OPTOMETRISTAS, sociedade organizada, Governo, e por que não, médicos. Todos pela saúde visual de nosso povo. Todos pela erradicação da cegueira evitável.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading