Reunião de Paris destaca que é preciso acelerar a criação de novas vagas nas universidades para absorver número crescente de estudantes que procuram formação superior; 51 milhões de alunos ingressaram na universidade desde 2000.
A Conferência Mundial sobre Educação Superior, encerrada nesta quarta-feira, em Paris, na França, definiu estratégias de participação das instituições de ensino na solução dos desafios nas áreas da saúde, acesso à educação, segurança alimentar e preservação do meio ambiente.
O evento promovido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, reuniu cerca de mil participantes, representando 148 países.
Ensino Superior
A Unesco destacou que é preciso acelerar a criação de novas vagas nas universidades, já que 51 milhões de alunos ingressaram no ensino superior desde 2000.
O Brasil confirmou durante o encontro a criação, nos próximos anos, da Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira, Unilab, com a construção de centros de ensino superior no Brasil, nos cinco países lusófonos africanos e dois na Ásia.
Durante a reunião também foi anunciada a criação da Universidade de Governança, uma instituição Pan-Africana, com sede na cidade de Yaoundé, nos Camarões.
Cooperação Internacional
Segundo o Diretor-Geral da Unesco, Koïchiro Matsuura, a criação de um sistema integrado entre as instituições de educação superior tem o potencial de promover a paz, compartilhar o desenvolvimento e a cooperação internacional.
A Unesco anunciou, ainda, um acordo com a Microsoft, no qual a companhia dará apoio à projetos de educação superior fornecendo equipamentos, currículos de ensino e treinamento.
*Com informação da Rádio ONU.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




