Aconteceu nesta quinta-feira (13/09/2009), a abertura da exposição “As Vestes da Boa Morte”, com fotos de Joseane Vitena e Vanhise Ribeiro e curadoria da professora Dra. Renata Pitombo Cidreira. O evento foi realizado no Quarteirão Leite Alves, campus da Universidade Federal do Recôncavo da
Bahia (UFRB), na cidade de Cachoeira. A mostra se estende até o dia 16, e faz parte do III Simpósio Identidades Culturais e Religiosidade, organizado pela Universidade para celebrar a Irmandade da Boa Morte.
A confraria é uma organização religiosa surgida no século XIX, com um forte significado étnico. Composta por mulheres negras, a Boa Morte é uma manifestação de cunho católico, que incorpora em seus rituais elementos profanos do candomblé e abrange campos expressivos, como a
indumentária.
Visitantes de várias partes do Brasil e de outros países assistem a essa manifestação, que coloca em evidência a cultura negra. É nesse contexto que a exposição das fotografias (já em segunda edição) pretende dar maior visibilidade a essa manifestação cultural e expor um dos resultados da pesquisa “A dimensão simbólica das vestes da Boa Morte”, sob a coordenação da professora Renata Pitombo (UFRB), com apoio do MEC/SESu e da FAPESB.
As imagens revelam traços marcantes das vestes e do ritual seguido nos dias de festejo. Por meio da linguagem visual é possível conferir a riqueza e a importância da Irmandade da Boa Morte, além da sua contribuição cultural para a histórica cidade de Cachoeira.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




