Bahia: Um Cargo pelo Voto | Por José Ronaldo

José Ronaldo em artigo critica o fisiologismo, esquecendo-se dos casos de nepotismos do seu governo e do governo de Tarcízio Pimenta.
José Ronaldo em artigo critica o fisiologismo, esquecendo-se dos casos de nepotismos do seu governo e do governo de Tarcízio Pimenta.

Nunca, na história da Bahia, com certeza desde Tomé de Souza, se viu tanto fisiologismo na administração do estado. Para recompor a base aliada, em nome da tal governabilidade, o governador Jaques Wagner transformou o governo em um verdadeiro balcão de negócios: apoio parlamentar e político eleitoral virou moeda forte.

As barganhas, a troca de secretarias e outros cargos pelo alinhamento de partidos e parlamentares, estão sendo feitas abertamente, sem qualquer pudor. Não estamos falando apenas da tão propagada ideologia partidária, o fisiologismo é pior. Não se discute competência ou sequer aptidão para cargos na máquina do Estado, exige-se apenas apoio incondicional para o governo e para a reeleição, executando-se um projeto político sem medir conseqüências. Ex-adversários agora, sem qualquer justificativa, apenas na base da barganha, são aliados, são “amigos de infância”.

Que o Jaques Wagner não conhece a Bahia, nem conhece a nossa gente, a nossa história e as nossas tradições, isso é fato, mas não respeitar o senso crítico e subestimar a inteligência, menosprezando a capacidade crítica dos baianos, é demais. Governar com fisiologismo é governar com a incompetência, é deixar a Bahia refém da inoperância e do clientelismo político.

O povo não quer fisiologismo, quer compromissos com a Bahia, quer um governo que defenda nossa terra, que levante como principal bandeira o desenvolvimento do Estado.

*Por José Ronaldo é presidente do DEM/FS.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading