Nasce a FEBRABAN dos bancos públicos | Por Oldack Miranda

Oldack Miranda, jornalista.
Oldack Miranda, jornalista.

Em solenidade ocorrida ontem, quarta-feira (26/04/2016) em Brasília, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, na condição de presidente da Assembléia Geral da Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento – ABDE, empossou a nova diretoria da entidade. Na presidência, Maurício Chacur (InvesteRio) e na vice-presidência, Luiz Alberto Petitinga (Desenbahia). O desafio é transformar a ABDE numa espécie de “FEBRABAN” dos bancos públicos.

À solenidade, no auditório do BNDES-IPEA, compareceram o presidente do IPEA, Márcio Pochmann, o presidente nacional do Sebrae, Paulo Okamoto, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Serviços do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, além dos deputados federais Emiliano José (PT-BA) e Lídice da Matta (PSB-BA), e do senador Marconi Perillo (PSDB-Go).

Luciano Coutinho destacou a importância da ABDE como uma instituição agregadora de parceiros do BNDES, já que ela congrega 26 instituições de fomento – muitas delas repassadoras de recursos do banco nacional. “Precisamos fortalecer e ampliar a relação com as instituições de fomento brasileiras, já que estas atuam como “braços” do BNDES, chegam onde nós não podemos chegar e sentem as necessidades locais melhor que ninguém”.

Maurício Chacur ressaltou o importante papel que as agências de fomento e bancos regionais tiveram durante a fase mais complexa da crise financeira, não deixando que faltasse crédito ao empresariado, principalmente às micro, pequenas e médias empresas, que são as maiores responsáveis pela geração de emprego e renda no Brasil.

A idéia é transformar a ABDE numa espécie de “FEBRABAN” dos bancos públicos. A caminhada já começou. Recentemente duas resoluções do Conselho Monetário Nacional ampliaram o escopo de atuação das agências de fomento. Tais instituições passam a operar quase como bancos, podendo oferecer desde leasing a clientes, que poderiam assim adquirir máquinas e equipamentos, financiamento ao comércio exterior e até mesmo comprar participação em empresas brasileiras não-financeiras. As autorizações concedidas pelo CMN vão expandir a possibilidade de estímulo aos investimentos do setor produtivo.

*Oldack Miranda é jornalista.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading