Pesquisa mostra novo quadro migratório na Argentina

Estudo da ONU mostra que entre 1881 e 1914, a Argentina recebeu 4,2 milhões de migrantes vindos, em sua maioria, de países europeus. Mas este fluxo foi revertido durante a última década, com a saída de 800 mil argentinos para viverem, principalmente, na Espanha e Estados Unidos

 A Organização Internacional para Migrações, OIM, publicou nesta terça-feira, em Buenos Aires, um Perfil Sobre Migrações na Argentina e como o país está lidando com novos fluxos migratórios.

O estudo mostra que entre 1881 e 1914, a Argentina recebeu 4,2 milhões de migrantes vindos, em sua maioria, de países europeus. Mas este fluxo foi revertido durante a última década, com a saída de 800 mil argentinos para viverem, principalmente, na Espanha e Estados Unidos.

Novos Migrantes

A OIM destaca que a Argentina continua recebendo migrantes, mas de países vizinhos como o Paraguai, Bolívia, Peru e Brasil. De acordo com o mais recente censo, 1,5 milhão de estrangeiros vivem na Argentina, representando 4,2% da população do país.

O perfil migratório da Argentina aponta também outros aspectos, como o crescimento da migração transnacional, o crescente papel das mulheres nas migrações e o aumento da migração ilegal e tráfico humano, entre outros.

O documento da OIM indica que nos últimos anos, a Argentina se tornou um país de origem, trânsito e destino de tráfico humano para a exploração sexual e trabalho forçado.

Exploração Sexual

Segundo a OIM, mulheres e menores vindos, principalmente do Brasil e Paraguai, são trazidos ao país para a exploração sexual. Enquanto homens bolivianos e paraguaios entram de maneira ilegal na Argentina para trabalharem nas fábricas e na agricultura.

A OIM também reconhece o esforço do governo argentino de regularizar os migrantes vindos do Mercosul com a criação, em 2006, do programa Pátria Grande. A iniciativa regularizou a situação de 560 mil migrantes vindos, em sua maioria, do Paraguai, Bolívia e Peru.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading