Petrobras anuncia mais uma descoberta de óleo leve na Bacia de Campos

A Petrobras anunciou na noite desta quinta-feira (20/08/2009) uma nova descoberta de petróleo leve no pós-sal (reservatórios carbonáticos) da Bacia de Campos, no litoral norte fluminense.

A descoberta se deu a partir da perfuração de um poço exploratório informalmente denominado Aruanã, na Concessão Exploratória BM-C-36 (bloco C-M-401), onde é operadora exclusiva.

Segundo nota da estatal, análises preliminares indicaram a presença de volumes recuperáveis em torno de 280 milhões de barris de petróleo leve (28º API), de maior valor comercial e com boa produtividade.

O Bloco BM-C-36 foi adquirido na sétima rodada de licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ocorrida nos dias 17 e 18 de outubro de 2005.

O poço está localizado a cerca de 120 quilômetros da costa do Rio de Janeiro a uma profundidade de 976 metros de lâmina d’água.

A descoberta foi comprovada por avaliações (teste de formação em poço revestido) em reservatórios localizados entre 2.993 e 3.123 metros de profundidade. A empresa agora desenvolverá um Plano de Avaliação para ser apresentado à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Segundo informações da empresa, entre 2007 e 2009, em reservatórios geologicamente semelhantes a esta descoberta, também na Bacia de Campos, a Petrobras havia perfurado no Campo de Marlim Sul, os poços de Jurará e Muçuã, em águas de 1.200 metros de profundidade.

Esses dois poços permitiram estimativas, em conjunto, de 350 milhões de barris recuperáveis também de petróleo leve (27º API). O desenvolvimento desses projetos já está previsto no Plano Estratégico 2009-2013, que prevê investimentos de US$ 174,4 bilhões. O início da produção se dará por meio das plataformas P-51, que já produz petróleo na área e, em 2011, na Plataforma P-56, que está em construção.

A Petrobras lembra que no Campo de Marlim Leste foi alcançado o recorde mundial de profundidade de água para produção no tipo de reservatório da descoberta anunciada hoje (carbonatos) em fevereiro de 2009, com a perfuração do Poço 7-MLL-54HP que atingiu 1.413 metros de água.

*Com informação da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading