UEFS programa nova data para ações de controle de animais no campus

Foi adiada para data ainda a ser confirmada o mutirão no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), visando solucionar o problema da superpopulação de cães e, principalmente, de gatos. Os animais serão castrados voluntariamente por veterinários do Centro Municipal de Controle de Zoonoses, de clínicas veterinárias particulares e da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).

O trabalho seria realizado nos dias 29 e 30 de agosto de 2019. O adiamento foi em decorrência do atraso da entrega do material de uso veterinário, adquirido pela Uefs.

 Segundo a bióloga e coordenadora do Comitê de Ética no Uso de Animais em Pesquisas da Uefs, Ana Cerilza Santana Melo, “a castração dos animais foi a solução mais responsável para controlar a reprodução e crescimento da população dos animais”.O Comitê estima que pelo menos 200 gatos e 30 cães povoam o campus. A bióloga denuncia que o problema é causado não apenas pela reprodução escontrolada, mas também pelo abandono de animais praticado por moradores de bairros circunvizinhos e até por estudantes, funcionários e professores da Uefs.

A parceria da Uefs com o Centro Municipal de Zoonoses foi iniciada em 2007. Na oportunidade, o Comitê de Ética foi procurado pela Unidade de Organização e Desenvolvimento Comunitário da Uefs (Undec) para encontrar a melhor forma de controlar a superpopulação. O mutirão com as diversas instituições foi a opção escolhida.

Campanhas

De acordo com Ana Cerilza Melo, o abandono de animais não é exclusivo da Universidade. Foi constatado o crescimento da população de gatos, seja pela reprodução ou pelo abandono, em locais como refeitórios de indústrias, no Clube de Campo Cajueiro, no Hospital Especializado Colônia Lopes Rodrigues e no Presídio Regional de Feira de Santana. Ela acrescenta que, em função disso, após a ação na Uefs, novos mutirões sejam realizados em outros pontos da cidade.Uma campanha já foi iniciada na Uefs sobre a posse responsável, os direitos e o abandono dos animais. O Comitê tem realizado palestras aos recém-ingressos do curso de Biologia, mas, após o mutirão, a campanha será ampliada, inclusive a bairros vizinhos à Uefs. “O controle da população em instituições é uma questão de saúde pública, já que os animais devem ser vacinados e vermifugados, o seja, medicados para o combate às vermes que podem ser transmitidos ao homem”, explicou

Legislação

Diante da legislação que regulamenta o uso de animais para a pesquisa, a Uefs já recorre a alternativas para o sacrifício de animais em grande escala. Um exemplo é a preferência, nas atividades, por animais mortos já conservados em formol, glicerina ou álcool.

Os direitos dos animais – o direito à vida, de ser respeitado e ser bem cuidado – serão discutidos de 4 a 6 de outubro na Uefs, durante o Encontro Nacional sobre Ética e Bem-estar Animal: Direito e Legislação e o 2º Encontro Estadual sobre Ética e Bem-estar Animal. As inscrições já estão abertas e as informações podem ser obtidas pelo (75) 3224-8398 ou no portal http://www.uefs.br, seção Processo Acontece (clique aqui).


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading