70 prefeitos assinaram o Termo de Cooperação que visa o compartilhamento da Gestão Ambiental e a estruturação do Sistema de Meio Ambiente

Adesão ao GAC supera a meta inicial do Plano Plurianual

Aproximadamente 70 prefeitos de municípios baianos assinaram, na tarde dessa terça-feira (29/09/2009), o Termo de Cooperação Técnica que visa o compartilhamento da gestão ambiental entre estado e municípios e a estruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente. O evento aconteceu no auditório da Fundação Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador.

O Programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) atende uma diretriz do governo estadual de apoio à descentralização da gestão pública. A meta inicial do Plano Plurianual era de chegar ao ano de 2010 com 100 municípios fazendo sua própria gestão ambiental, mas até hoje, ultrapassando as expectativas, 145 municípios baianos solicitaram a adesão ao programa.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente do estado, Juliano Matos, a Bahia tem segurança para realizar a descentralização e a municipalização da gestão ambiental, pois definiu o conceito de impacto ambiental local. “Somos pioneiros na definição desse conceito e isso representa um passo decisivo para que sejam compartilhadas competências estaduais e municipais. A nossa expectativa a partir do momento que os municípios estejam fazendo o licenciamento, é de que o Instituto do Meio Ambiente (IMA) esteja dedicado a projetos de grande porte para o nosso estado acelerar o desenvolvimento sustentável”, ressaltou.

Em seu discurso, o governador Jaques Wagner falou que a descentralização da gestão ambiental é um voto de confiança e que o ideal esperado na Bahia é atingir o ponto de equilíbrio entre preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. “A assinatura do Termo de Cooperação do GAC não é um gesto de precarização do licenciamento, mas o compartilhamento que dará celeridade para o licenciamento nos municípios”, disse.

Capacitação

A diretora do IMA, Beth Wagner, considera o GAC uma das políticas mais estruturantes dos sistemas de meio ambiente do governo atual. “Trabalhamos de maneira diferenciada, nós não vamos transferir o licenciamento, será um processo de gestão compartilhada onde os municípios e o estado estarão mutuamente enxergando o que cada um está fazendo, portanto, não vamos perder o que é mais importante na gestão ambiental, que é o controle do território”, explicou.

Além do processo de capacitação de gestores municipais que está em curso, o IMA pretende iniciar uma especialização em meio ambiente para gestores ambientais de carreira, com a garantia de que a gestão ambiental tenha continuidade para além dos períodos eleitorais.

Parceria de confiança

Os representantes municipais presentes ao evento demonstraram grande expectativa para começar a compartilhar competências ambientais. Para o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, esse acordo vai solucionar entraves que dificultam o processo de desenvolvimento da cidade. “O volume de licenças solicitadas no IMA é grande e isso atrasa, impede e, às vezes impossibilita que o município receba investimentos, empresas, que atraia empreendimentos. Com essa divisão de responsabilidades, a operacionalização das licenças será mais eficiente”, argumentou.

Prefeitos de municípios de pequeno porte, como o de Licínio de Almeida, no Sudoeste da Bahia, Alan Lacerda, enxergam o programa como o fortalecimento da área ambiental na cidade. “Estamos no primeiro nível de municipalização, mas a expectativa é que a partir de agora nós possamos acelerar o processo para que recebermos as atribuições da gestão ambiental em nosso município e acelerar as demandas, pois a centralização da gestão para nós, que estamos há 700 km de Salvador, nos faz perder muito tempo”, explicou.

Também estiveram na solenidade, o Superintendente do Ibama, Célio Pinto; o presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo; a promotora do Ministério Público Estadual, Ana Luzia dos Santos Santana; o conselheiro do Cepram e membro da Câmara Técnica do GAC, Aurinézio Calheira Barbosa e o vice-presidente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anama), Kalazans Bezerra.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading