A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e Serviço Público aprovou ontem um convite ao secretário estadual de Educação, Oswaldo Barreto, para que compareça à Assembleia Legislativa e exponha seus planos para a pasta. O requerimento do democrata Luiz de Deus deixa em aberto a data do comparecimento – por se tratar de um convite e não convocação, o secretário fica à vontade para marcar o dia em que lhe for mais conveniente.
O Programa de Alfabetização para Todos (Topa), a qualidade do ensino público na Bahia e a política a ser gerida pelo novo secretário deverão dar o tom do debate. A deputada Eliana Boaventura (PP ) esteve em audiência com Oswaldo Barreto, acompanhada da Associação dos Professores Licenciados da Bahia e representantes da Direc II (região de Feira de Santana), e saiu bem impressionada.
Segundo a deputada, um dos planos anunciados pelo secretário da Educação é a aposentadoria de 1,7 mil professores até o final do ano – o que abre a possibilidade de convocação dos concursados em igual número – e o replanejamento do modo de atuação dos coordenadores pedagógicos, além de maior autonomia de ação. A princípio, adiantou Boaventura, está-se pensando na criação de um núcleo de coordenadores que possa atender à demanda de todas as escolas públicas estaduais, mas esta e outras definições dependem de estudos já autorizados por Oswaldo Barreto a seus técnicos.
Conforme dados apresentados pelo deputado Bira Corôa (PT), o Topa já reduziu em 180 mil o número de analfabetos e mais 2,4 mil alunos estão matriculados nas escolas estaduais. “O novo modelo de Educação”, como qualificou Eliana Boaventura, deverá ser exposto aos integrantes da comissão, todos confessadamente dispostos a ajudar o governo.
SUBCOMISSÃO
Foi aprovada também na sessão ordinária de ontem a instalação da Subcomissão do Sistema Educacional. Por unanimidade, os deputados presentes concordaram na proposta de agilização da composição e instalação da subcomissão – acordo de lideranças fez do peemedebista Luciano Simões presidente do colegiado.
Os demais membros da subcomissão deverão ser indicados pelo presidente Capitão Tadeu (PSB) e já na próximas semanas todos os integrantes serão oficializados através de votação secreta dos membros efetivos da Comissão de Educação.
*Com informação da ASCOM/ALBA.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




