Projeto depende do apoio dos governos e do consentimento das populações locais. O licenciamento de depósitos geológicos seguros para armazenamento de detritos nucleares é o principal tema dos debates desta quinta-feira, na Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, em Viena, na Áustria.
França, Finlândia e Suécia, que já deram início ao processo de criação desses depósitos, e os Estados Unidos, discutem nesta rodada como licenciar e colocar em prática o projeto.
Apoio
Para o diretor da Divisão do Ciclo de Combustível Nuclear e Detritos Tecnológicos da agência, Hans Forsstroem, o sucesso desses e de outros países é de grande importância para o campo da energia nuclear em geral.
No entanto, os representantes das nações reunidas no debate lembraram que a operação depende do apoio operacional dos governos em longo prazo e do consentimento pleno das populações locais.
Especialistas no assunto concordam ainda que reguladores nucleares de todo o mundo devem trocar informações sobre os projetos com o objetivo de garantir que todas as medidas operacionais de segurança sejam tomadas corretamente.
A conferência da Aiea segue até sexta-feira com uma nova rodada de debates.
Baixe
Reportagem do Jornal Estadão aborda ‘Destino do lixo nuclear, herança para nossos filhos’












Deixe um comentário