Franklin vê implantação da TV digital como positiva, mas reconhece que adesão é lenta

Rio de Janeiro – Um ano e nove meses após o início da implantação do sistema digital de televisão no Brasil, o ministro Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, avaliou os resultados como positivos. Ele reconheceu, no entanto, que o processo de adesão da população ocorre lentamente.

Franklin Martins participou na noite dessa quarta-feira (23/09/2009) da cerimônia que marcou o início da transmissão digital pela TV Brasil no Rio de Janeiro. “Essa migração é mesmo demorada, até porque tem um custo para as pessoas, que têm que comprar um conversor ou um novo aparelho de TV. Nos Estados Unidos, a migração aconteceu em dez anos”, exemplificou.

O sistema digital ainda é novidade para a maioria da população. Segundo dados do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, o sinal está disponível apenas para 24 cidades, onde, até agosto, foram vendidos 1,6 milhão de conversores, TVs integradas, receptores para computador e telefones celulares que recebem o sinal digital.

Franklin Martins acredita que aos poucos as pessoas vão entender que a TV digital não significa apenas melhoria na qualidade do som e da imagem.

“O computador ainda é um grande concorrente da TV digital e, muitas vezes, quando sobra uma graninha, o consumidor prefere trocar o computador a investir em um aparelho de TV que tenha o sistema digital integrado. Mas isso vai acabar. As pessoas vão perceber que o novo sistema dará a elas portabilidade, interatividade e chance de assistir a mais de um programa ao mesmo tempo.”

A coordenadora do Módulo de Promoção do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, Liliana Nakonechnyj, vai além. Para ela, com a TV digital, as pessoas poderão aproveitar o tempo em que estão em trânsito, no trajeto até o trabalho, por exemplo, para se informar e se entreter.

Sobre a transmissão digital pela TV pública, Liliana destacou que se trata de uma demonstração importante de compromisso com o telespectador. “Em breve, ela poderá, também, lançar mão da interatividade para oferecer serviços adicionais ao cidadão, por exemplo, de caráter cívico ou de inclusão digital.”

A presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel, acrescentou que a adesão da TV pública ao sistema digital representa um acompanhamento das novas tecnologias. “Não estamos ficando para trás. Estamos contribuindo para que a gente tenha todas as emissoras transmitindo o sinal digital o quanto antes.”

 *Com informação da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading