Minha cidade natal, Feira de Santana, completa esta semana 176 anos de emancipação política. Quero registrar aqui o crescimento econômico que impõe ao município uma nova vocação e novos desafios a serem superados.
Liderando uma macro região que abrange 96 municípios com população estimada em mais de 2 milhões e 700 mil habitantes, a Princesa do Sertão, como é conhecida, responde pela segunda economia regional do Estado e ocupa a segunda posição em população da Bahia, ficando atrás somente da capital, Salvador. Também se destaca com população maior do que nove capitais brasileiras.
Vale lembrar que as bases do seu desenvolvimento foram assentadas por João Durval, ex-governador e hoje senador, quando prefeito no final da década de 60, que para ali levou a água do Paraguaçu, a energia de Paulo Afonso, a criação da Universidade Estadual de Feira de Santana – a UESC e deu início à industrialização do município, em parceria com o saudoso Luiz Vianna Filho.
Hoje, Feira vive as atenções da reforma do Hospital Clériston Andrade, da construção do Hospital da Criança e da recomposição do esgotamento sanitário que teve início com João Durval e se complementa com o governador Jaques Wagner.
Também quero destacar o setor educacional da cidade. Feira é hoje um dos pólos de maior desenvolvimento regional do Brasil em educação superior, com diversas unidades de ensino desenvolvendo cursos de graduação e de pós-graduação, atividades de pesquisa e extensão. Temos a felicidade de ter, além da UEFS, diversas e importantes instituições particulares de ensino.
Nesse registro, meus cumprimentos a todos os cidadãos que constroem a Feira de Santana de hoje e do futuro. Parabéns e muito obrigado!
Sala de sessões, 16 de setembro de 2009.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




