Morte de Mayra Landim consterna Lauro de Freitas

A Prefeitura de Lauro de Freitas decretou luto oficial de dois dias pela morte de Mayra Landim Ricci. Muito querida no município, onde foi servidora municipal e implantou o Orçamento Participativo, Mayra morreu jovem, aos 45 anos, vítima de infarto, na madrugada desta quinta-feira. O corpo está sendo velado no Jardim da Saudade e será sepultado amanhã (25/09/2009), às 17h. Ela era casada com o jornalista Araken Gomes e mãe de Morena, 20 anos, e Nara, 11.

A morte de Mayra causou profunda consternação em Lauro de Freitas. Como coordenadora do OP, fincou as bases do programa que é a marca da gestão municipal, experiência que trouxe da Prefeitura de Alagoinhas, onde também atuou, e traduzia agora para o mundo acadêmico em doutorado na Espanha. Profissional dedicada, pesquisadora incansável das relações sociais na esfera pública, Mayra ocupava atualmente a Chefia de Gabinete da Secretaria Estadual de Relações Institucionais, a convite do governador Jaques Wagner.

A prefeita Moema Gramacho fala de Mayra com carinho. “Uma pessoa linda em todos os aspectos, competente, amiga, companheira que muito nos ajudou a inaugurar o Orçamento Participativo em Lauro de Freitas e o abraçou com compromisso e a dedicação que era um traço muito dela em tudo o que fazia. Difícil compreender isso, a não ser que Deus queira um presente. Mayra é um presente pra Deus”. O secretário chefe de Gabinete, Aliomar Eloy destaca que “o governador Jaqques Wagner perde uma das mulheres mais notáveis de seu governo”.

Conselheiros do OP e moradores do município que começaram a entender a participação popular pelas mãos de Mayra também lamentam. “Pessoa extremamente inteligente, habilidosa no trato com as pessoas, valorizava o indivíduo, com as suas qualidades. Mayra dava espaço para as pessoas se sentirem bem. Dela fica o exemplo do trato com as coisas públicas e a valorização do coletivo. Um ser humano fantástico”, define Roberto Abenhusen, morador e conselheiro do OP 2005.

Apaixonada pela participação popular, Mayra aprofundou suas pesquisas com o OP do município, mas o encanto era antigo, como lembra o ex-prefeito de Alagoinhas, Joseildo Ramos. “Conheci Mayra por indicação do companheiro Zilton Rocha. Ela me foi apresentada como alguém que queria conhecer o Orçamento Participativo de Alagoinhas. A sua forma de lidar com as pessoas e sua obstinação me chamaram a atenção. Mas, apesar de obstinada, Mayra era uma pessoa meiga, doce, envolvente. Ela sempre foi militante, sonhadora e preocupada com o bem estar de todos, sem distinção. São marcas que ela vai deixar para sempre”.

Depoimentos

“Mayra estará sempre em nossa memória e em nosso coração. Linda, ficou como exemplo de pessoa comprometida com o fortalecimento da democracia, especialmente em Lauro de Freitas, onde, com muita competência, coordenou os primeiros passos do nosso Orçamento Participativo”.
Maria de Lourdes Lobo, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania.

“Este é, sem sombra de dúvidas, um dia muito triste para mim! Ao longo desta minha caminhada, conheci poucas pessoas, com a energia, o comprometimento e a alegria tão estampada no rosto como Mayra. Seu jeito carinhoso de lidar não apenas com os colegas, mas, principalmente com a população, foram elementos fundamentais para o êxito do nosso principal programa de governo: o Orçamento Participativo. Fará muita falta a todos que a conheceram e aprenderam a amá-la”.
Ápio Vinagre, secretário municipal de Governo.

“Quero lembrar dela pela sua alegria contagiante, pelo seu olhar de pirilampo, pelo som de voz alegre. Ela deixa muitos amigos e vai brilhar com as estrelas junto a Deus”. Marcelo Cerqueira, diretor do CTA/SAE de Lauro de Freitas.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading