Comitê da agência para Proteção aos Bens Intangíveis, como música, dança e tradições orais, irá decidir quais itens da cultura popular mundial precisam de proteção e incentivo.
A defesa aos bens culturais intangíveis, como música, dança e tradições orais, é o principal tema do encontro promovido nesta segunda-feira pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Até o dia 2 de outubro, o Comitê Intergovernamental da agência para Proteção aos Bens Intangíveis permanece reunido para avaliar quais itens da cultura popular mundial estão ameaçados de desaparecer de suas comunidades e precisando de incentivos.
Convenção
A lista dos bens que precisam de proteção urgente será elaborada pelos 114 países-membros da Convenção da Unesco de 2003, que prevê a defesa das expressões culturais e da identidade popular.
Durante o encontro, também serão apresentados mais 90 itens que farão parte da Lista Representativa dos Bens Intangíveis da Humanidade, que já conta com outros 90 bens culturais de diferentes partes do mundo.
O comitê pretende ainda selecionar, entre os países presentes, projetos e atividades que buscam preservar a produção cultural e intelectual das comunidades. O objetivo é incentivar boas práticas de preservação da cultura no âmbito local.
Nova sede
Na última sexta-feira, o diretor-geral da Unesco, Koïchiro Matsuura, inaugurou a nova sede da agência, que acaba de passar por uma reforma.
O prédio, que fica em Paris, na França, foi projetado pelo americano Marcel Breuer, pelo italiano Pier Luigi Nervi e pelo francês Bernard Zehfuss. A sede do órgão conta hoje com uma área de 75,000 metros quadrados e 1,200 escritórios, onde trabalham cerca de 1,800 funcionários.
*Com informação da Rádio ONU em Nova York.*









Deixe um comentário