Unesco quer reforçar proteção de bens culturais

Comitê da agência para Proteção aos Bens Intangíveis, como música, dança e tradições orais, irá decidir quais itens da cultura popular mundial precisam de proteção e incentivo.
A defesa aos bens culturais intangíveis, como música, dança e tradições orais, é o principal tema do encontro promovido nesta segunda-feira pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Até o dia 2 de outubro, o Comitê Intergovernamental da agência para Proteção aos Bens Intangíveis permanece reunido para avaliar quais itens da cultura popular mundial estão ameaçados de desaparecer de suas comunidades e precisando de incentivos.

Convenção

A lista dos bens que precisam de proteção urgente será elaborada pelos 114 países-membros da Convenção da Unesco de 2003, que prevê a defesa das expressões culturais e da identidade popular.

Durante o encontro, também serão apresentados mais 90 itens que farão parte da Lista Representativa dos Bens Intangíveis da Humanidade, que já conta com outros 90 bens culturais de diferentes partes do mundo.

O comitê pretende ainda selecionar, entre os países presentes, projetos e atividades que buscam preservar a produção cultural e intelectual das comunidades. O objetivo é incentivar boas práticas de preservação da cultura no âmbito local.

Nova sede

Na última sexta-feira, o diretor-geral da Unesco, Koïchiro Matsuura, inaugurou a nova sede da agência, que acaba de passar por uma reforma.

O prédio, que fica em Paris, na França, foi projetado pelo americano Marcel Breuer, pelo italiano Pier Luigi Nervi e pelo francês Bernard Zehfuss. A sede do órgão conta hoje com uma área de 75,000 metros quadrados e 1,200 escritórios, onde trabalham cerca de 1,800 funcionários.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.*


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading