
A Aula Magna realizada na manhã desta segunda-feira (28/09/2009) abriu o primeiro semestre letivo de 2009. A abertura contou a palestra do professor e presidente da Fundação Biblioteca Nacional Muniz Sodré de Araújo Cabral. O tema da palestra foi Sociedade, Mídia e Violência.
O anfiteatro ficou lotado com a presença de professores, estudantes, jornalistas e radialistas. O grupo Afoxé Filhos da Luz, do bairro Campo Limpo, fez uma apresentação para a abertura do trabalho
A mesa de abertura foi composta pelo vice-reitor Washington Moura, o palestrante Muniz Sodré, o assessor especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gerônimo Rodrigues Souza, o professor Jean Cláudio representando a Adufs e a estudante Maria José Andrade Souza representando o DCE. Logo após a mesa ser desfeita, o pró-reitor de graduação Rubens Pereira fez uma introdução sobre o início do semestre letivo e passou a palavra ao palestrante.
Durante a fala, Muniz Sodré fez uma análise sobre a violência atual e explicou as duas modalidades existentes: a violência visível e a violência invisível. Segundo ele, existem os crimes e os assassinatos com requintes de crueldade. Mas existe também a violência institucional, que representa os cortes de verbas, a má administração, a prioridade de investimento muitas vezes injusta e que não garante o alimento à população, o estado indiferente. Esta violência institucional, classifica Sodré, é a violência invisível.
Para Muniz Sodré, a mídia mostra apenas a violência visível, reduz os fatos a estatísticas, explora as imagens da crueldade, do medo da população. E o motivo, segundo ele, “o público gosta de cenas de violência mesmo não se identificando com o que vê. Essa é a explicação para tanta espetacularização da violência pela mídia”, salienta.
De acordo com ele, o antídoto para combater a violência é a escola. E diferente do que vem ocorrendo, o investimento do governo deve privilegiar a educação e a saúde.
Após a palestra, um debate foi aberto entre os participantes. Durante a Aula Magna, o Diretório Central dos Estudantes fez um trabalho corpo a corpo com os estudantes, além de entregar uma carta aberta sobre os problemas da instituição e os cortes de verbas feitos neste ano e os previstos para o ano que vem.
O professor Muniz Sodré é baiano de São Gonçalo dos Campos. Ele é graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), mestre em Sociologia da Informação e Comunicação – Université de Paris IV (Paris-Sorbonne), doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ e livre-docente em Comunicação pela UFRJ, além de possuir cerca de 30 livros publicados nas áreas de Comunicação e Cultura.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




