Convênio incentiva plantio consorciado para pequenos produtores de Ipiaú

O município de Ipiaú, no sul da Bahia, é conhecido pela potencialidade na produção de cacau, atingida pela crise da vassoura-de-bruxa, principal praga da lavoura cacaueira. Para propor alternativa de emprego e renda para os pequenos produtores que sobrevivem dessa atividade, que soma mais de 95% da população local, o Governo do Estado tem buscado incentivar a produção agrícola associada à política florestal.

Prova disso é o convênio firmado entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a prefeitura de Ipiaú para implantar o Pólo Florestal Sustentável, programa que utiliza áreas já desmatadas para produção de florestas planejadas em mosaicos com a vegetação nativa. A proposta é contribuir para a conservação da biodiversidade e aumentar a produção florestal (estacas, madeira serrada) e biomassa (lenha e carvão).

O pequeno produtor Antonio de Jesus Nascimento, 64 anos, será um dos beneficiados com o programa da Sema. Ele produz cacau, tomate, pimentão e maracujá na Fazenda do Povo e vende os hortifrutis na feira de Ipiaú há 20 anos. “Quando eu comecei, era só eu e minha mulher, hoje temos quatro filhos e ainda sete netos para criar. Só com o tomate, pimentão e maracujá não vai dar”, justificou.

Emprego e renda

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Juliano Matos, a iniciativa garante trabalho e renda às comunidades locais e conserva a Mata Atlântica que existe na região. “Os produtos florestais constituem hoje uma economia viável, além de ter um retorno rápido e seguro, quando consorciado com o cultivo de lavouras e frutas”, salientou.

Ipiaú é o oitavo município a ser beneficiado com o Programa Pólo Florestal Sustentável, que já atende a população das regiões de Jequié, Vitória da Conquista, Caetité, Itapetinga, Licínio de Almeida, Santo Antonio de Jesus e Iaçu. O programa prevê o reflorestamento em áreas degradas com espécies nativas e de rápido crescimento para ampliar a oferta de madeira plantada para os consumidores de produtos florestais.

Para o prefeito de Ipiaú, Deraldino Alves, o município dá um passo importante não só para as famílias que vivem da produção agrícola, mas para a economia local. “O convênio com o Governo do Estado ainda poderá criar oportunidade para atração de novos investimentos, a exemplo de empreendimentos moveleiros, beneficiamento de alimento, setor de madeiras sólidas (serrados, lâminas e compensados)”, comemorou o prefeito.

O anúncio do convênio foi feito durante a abertura oficial da 21ª Exposição Agropecuária de Ipiaú e Região e a 4ª Feira Itinerante da Agricultura Familiar, no Parque de Exposições José Thiara, que pretende fortalecer a economia dos municípios da região cacaueira através de ações na pecuária, agricultura sustentável e agroindústria.

Turismo sustentável

Na oportunidade, o secretário Estadual de Turismo, Domingos Leonelli, que também participou do evento, destacou que beleza ambiental é um atrativo da atividade turística e precisa ser preservada. “A região de Ipiaú é um destino turístico do território baiano que nasce da sustentabilidade e agricultura familiar, além das potencialidades ambientais“, explicou Leonelli.

*Com informações da AGECOM/BAHIA


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading