Desemprego na América Latina deve ficar em 8,5% em 2009

Taxa fica abaixo da prevista anteriormente, mas representa aumento de um ponto percentual em relação à atingida em 2008.

 A taxa de desemprego urbano na América Latina e Caribe chegou a 8,5% no segundo trimestre de 2009 e o nível deve ser mantido até o fim deste ano.

A informação está no relatório divulgado, nesta quinta-feira, pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe, Cepal, e pela Organização Internacional do Trabalho, OIT.

Previsão Anterior

De acordo com o relatório, a taxa de desemprego sofrerá elevação em 9 países da região, incluindo o Brasil.

A projeção indica que mais 2,5 milhões de trabalhadores farão parte do universo de desempregados na América Latina e Caribe.

A estimativa representa aumento de um ponto percentual em relação à taxa de 2008, quando a crise econômica mundial não tinha impactado tão intesamente o mercado de trabalho da região.

A taxa para 2009, no entanto, está abaixo da prevista anteriormente pelas agências da ONU, que trabalhavam com a expectativa de 8,7%.

Recuperação

As agências reconhecem sinais de recuperação da crise econômica na América Latina e Caribe de forma geral, mas advertem que o problema do desemprego não será resolvido de imediato.

O boletim da Cepal e da OIT chama à atenção, ainda, para a situação dos jovens, que têm sido os mais afetados pelo desemprego no atual contexto de crise econômica.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading